O espetáculo Cantar e Viver o Brasil – Um Panorama da História do Brasil, está em turnê pelo país há dois anos, com apresentações em várias capitais do país como Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Bahia. A peça, apresentada por sete jovens – três meninas e quatro meninos – traça a trajetória política nacional por meio da música popular brasileira.

continua após a publicidade

Quando a peça começa, pouco se pode imaginar do que irá acontecer. O cenário é todo branco, montado com desníveis, poltronas, escadas e dois computadores. Numa ponta no alto, um tecladista. Noutra, um baterista. No chão, um baixista e um guitarrista. No meio, um telão mostra sete adolescentes se arrumando para ir a algum lugar. Quando Edu, o primeiro ator sai da tela e entra no palco de patins, a plateia descobre para onde eles estão indo. Ele abre o espetáculo cantando Codinome Beija-Flor, de Cazuza. A partir daí, de todos os lados, entram os outros seis atores. Eles são estudantes e o objetivo da reunião é fazer o trabalho Cantar e Viver o Brasil resgatar a história através da música brasileira.

Sem parar, numa sintonia total de linguagem com o público, vão se intercalando diálogos e músicas, que compõe a história brasileira de 1930 a 1980. Cada fala, uma descoberta. Cada música, um entendimento. Passa a Semana da Arte Moderna, acompanhada de músicas dos compositores Noel Rosa, Nilton Bastos, Lamartine, entre outros. Vem a fase da Revolução de 30, o Tropicalismo, a política do café com leite, a Guerra de Canudos, do Contestado, a depressão pós Getúlio Vargas, o governo Juscelino, a euforia da vitória do futebol brasileiro tri-campeão do mundo em 1970, a Guerra Fria, a renúncia de Jânio Quadros, as dificuldades de João Goulart, o parlamentarismo, o Ato Institucional A1-5, a Jovem Guarda, a volta do presidencialismo e todos os outros importantes momentos da história brasileira, sempre acompanhados de uma das 30 músicas que compõem a peça e que retrata fielmente sua época. Tudo misturado a nuances de adolescentes, intercalando paixões, alegrias e tristezas.

O espetáculo Cantar e Viver o Brasil foi inspirado em mais de 20 livros. Entre eles está à obra Brasil Século XX – Ao Pé da Letra da Canção Popular, editado pela Editora Positivo, dos autores Luciana Salles Worms e Wellington Borges Costa.

continua após a publicidade

Serviço:
Teatro Positivo – Pequeno Auditório
Universidade Positivo – Campus Ecoville
Rua Professor Pedro Viriato P. Souza, 5300
Cidade Industrial – Curitiba
Telefone(s):(41) 3317-3081
Horário(s): 29/10/2009 – Quinta, às 20h
Preço(s): Ingresso: 1 kg de alimento não perecível. Os alimentos serão destinados à instituição Pequeno Cotolengo