Espetáculo baseado em pesquisa sobre o olhar

Olhar nem sempre significa ver com os olhos. Muitas vezes, olhar pode ser interpretado como sentir, experimentar, perceber, pensar, tocar ou até mesmo escutar.

A partir de hoje, no teatro Cleon Jacques, em Curitiba, a desCompanhia de Dança convida o público a refletir sobre o tema através do espetáculo Feche os olhos para olhar.

Dirigidos pela coreógrafa Cintia Napoli – ex-integrante da Guaíra 2 Cia de Dança – os bailarinos Juliana Adur, Peter Abudi e Yiuki Doi levam as pessoas a se questionarem sobre O que olho quando vejo? ou Onde está meu olhar nesse instante?. Tudo isto em cerca de 45 minutos de apresentação, com entrada gratuita.

“Fizemos uma pesquisa ampla sobre o olhar fenomenológico, que é o olhar da sensação. Trabalhamos o olhar não só da visão, mas da percepção do corpo inteiro. O olhar do toque, da relação, do paladar e de outros tipos de sensações transformados em coreografias”, explica a diretora.

No decorrer da pesquisa, que envolveu trabalhos teóricos e práticos, vários universos foram explorados. Entre eles o da literatura, pela poesia de Sergio Fingermann e Alberto Caeiro; da filosofia, através das obras de José Gil, Merleau Ponty e Georges Didi Hubermann; e das artes plásticas, sobre apreensões presentes nas obras de Cézanne e Paul Klee.

As coreografias apresentadas surgiram de improvisações, em um método de trabalho colaborativo. Nele, cada bailarino foi apresentando o que queria investigar dentro do tema proposto. Das pesquisas e experimentações individuais, formou-se o coletivo.

“O trabalho colaborativo é um processo que já acontece há bastante tempo na companhia e que, para mim, é muito natural”, diz a bailarina Juliana. “Acredito que o artista precisa deste espaço de criação, onde passa a existir um diálogo com os outros intérpretes e com a direção. Trabalhamos de uma maneira em que não há hierarquia, o que gera uma grande conexão entre toda equipe”.

Os figurinos são assinados por Eduardo Giacomini. O cenário é de Fernando Dourado e a sonoplastia de Edith de Camargo. O espetáculo tem produção de Cindy Napoli.

Serviço

Espetáculo Feche os olhos para olhar. De 21 de outubro a 21 de novembro, no Teatro Cleon Jacques (Rua Mateus Leme, 4700, São Lourenço). De quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 19h. Entrada franca.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo