Os teatros da Fundação Cultural de Curitiba estarão apresentando 44 espetáculos do Festival de Teatro de Curitiba, a partir desta quinta-feira (16). Uma extensa programação, com peças de todos os gêneros, ocupa os teatros Paiol, Londrina, Cleon Jacques, Solar do Barão, Casa Hoffmann, Teatro Universitário de Curitiba, Ópera de Arame e Pedreira Paulo Leminski. O Festival de Teatro conta com o patrocínio da Fundação Cultural de Curitiba.
O Teatro Paiol, reaberto na semana passada com show do compositor Toquinho, depois de passar por ampla reforma, estará abrigando três peças da Mostra Oficial: "A Descoberta das Américas", "A Mulher Desiludida" e "Oração para um Pé de Chinelo". Também serão palco de estréias nacionais a Ópera de Arame, com a apresentação de "O Auto do Circo", e a Pedreira Paulo Leminski, com "Hércules". Para esses espetáculos, os ingressos custam R$ 24,00.
"A Descoberta das Américas" estará em cartaz no Paiol (Praça Guido Viaro, s/n) nos dias 17 e 18, às 20h30. Escrito por Dario Fo para as comemorações dos 500 Anos do Descobrimento das Américas, a peça narra a aventura de Johan, um andarilho e fanfarrão que embarca por engano numa das caravelas de Cristóvão Colombo. O personagem é vivido pelo ator Júlio Adrião. A produção é do Rio de Janeiro.
"Oração para um Pé de Chinelo", uma produção paulista, é a atração do Paiol nos dias 21 e 22, às 20h30. Escrito num período de repressão política no Brasil, o texto ficou censurado até 1979. A peça relata a história de criminosos e prostitutas que vivem num mocó e explora o desespero desses personagens, atirados a uma condição de animalidade. No elenco estão Denise Weinberg, Norival Rizzo e Marat Descartes.