Patrimônio

Espaços culturais de Curitiba ganham nova cara

O Paço Municipal, restaurado e inaugurado no dia 29 último, faz parte de um Programa de Revitalização de Espaços Culturais da prefeitura de Curitiba. Desde 2005, mais de 25 tradicionais espaços culturais foram resgatados, entre eles Teatro Paiol, Novelas Curitibanas, Capela Santa Maria, entre outros.

A obra de restauro do Paço Municipal, localizado na Praça Generoso Marques, no Centro, resgatou um patrimônio de quase 100 anos. Na reforma do prédio histórico, a prefeitura contou com a parceira da Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio), que investiu na restauração do único imóvel tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional no Paraná.

“A entrega do novo paço coroa a trajetória de ação da prefeitura no resgate do patrimônio histórico e cultural. São locais que estavam em estado de abandono ou sem condições de uso e que agora fazem parte do roteiro cultural da cidade”, declara o prefeito Beto Richa.

O investimento também equipou o paço para abrigar o Centro Cultural Sesc, que a partir de maio inaugurará uma ampla programação de atividades culturais, com cursos, exposições. O novo Paço Municipal é agora um espaço multifuncional não apenas difusor de cultura, mas também de produção.

Perto do Paço Municipal, outros espaços culturais foram reformados e reativados pela prefeitura, que também revitalizou as praças no entorno do prédio. Na esquina da Conselheiro Laurindo com a Avenida Marechal Deodoro, a Capela Santa Maria, antiga instalação desativada do Colégio Marista Santa Maria, é agora uma sala de concertos e sede da Camerata Antiqua de Curitiba, grupo de música erudita mantido pela prefeitura.

“Além do trabalho minucioso de restauro de um patrimônio da cidade, a Capela Santa Maria é um espaço ideal para pequenos concertos e apresentações mais intimistas, coisa que faltava na cidade”, diz o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Paulino Viapiana.

Música

As bandas de garagem, tradicionais na cena da música jovem curitibana, não foram esquecidas. A revitalização da Galeria Júlio Moreira, no Setor Histórico, trouxe de volta o underground Teatro Universitário de Curitiba (TUC).

Com a reforma, o TUC foi adaptado para ser palco de apresentações de bandas de garagem, com palco no centro do teatro e a plateia distribuída dos dois lados do espaço. Desde a inauguração da reforma, no fim de 2008, mais de 30 bandas passaram pelo novo TUC, que é ocupado também por artistas de outras linguagens, como dança e teatro.

Ainda na região do Setor Histórico, o Teatro Novelas Curitibanas foi reformado e reaberto em 2006, com mais conforto para o público e melhor qualidade para os artistas. A Cinemateca é outro ícone cultural reformado e modernizado.

No pacote de revitalizações de espaços culturais está outro ícone da cidade. O Teatro Paiol passou por reforma completa em 2008. Toda a infraestrutura do teatro foi reformada, com obras no telhado, piso, reforma no forro, revestimento e isolamento térmico e acústico. O teatro ganhou um novo palco e as poltronas foram substituídas. Tanto os banheiros como os camarins foram reformados e a parte elétrica foi refeita.

Em obras

A entrega do Paço Municipal não encerra o capítulo de recuperação de espaços culturais e patrimônios da cidade. Estão em obras a Casa do Estudante Universitário do Paraná e o Centro Cultural Portão. Este último terá o cinema reativado e uma ampla programação voltada para o público infanto-juvenil.

A CEU está praticamente sendo reconstruída. A prefeitura está investindo R$ 3,47 milhões na refor,ma dos cinco pavimentos e do subsolo do prédio. Estão programados serviços de restauro, recuperação de toda a estrutura, modernização dos sistemas de prevenção, hidráulico, elétrico e telefônico, implantação de rede lógica e internet, troca de esquadrias, implantação de rampas de acesso, elevadores e reforma geral na cozinha.