?Nada se compara a um rosto humano, ao olhar dos indivíduos? é o contexto da exposição Retratos, do fotógrafo paranaense Humberto Michaltchuk. O Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões – abre as portas para a mostra, a partir de terça-feira (04).

continua após a publicidade

As imagens que serão expostas foram captadas nos últimos sete anos e consistem na retrospectiva da produção do fotógrafo sobre esse tema. ?O retrato é um momento rápido que pode eternizar-se?, avalia Humberto, que se assume retratista, mesmo sendo esse um gênero pouco comum na arte contemporânea. Para ele, o retrato detém um nível particular de intervenção, na relação que se estabelece entre fotógrafo e fotografado e, posteriormente, entre o público e a imagem, resultante da troca de experiências no momento do ato fotográfico.

A exposição sugere uma pausa no mundo contemporâneo, um olhar mais atento sobre seus indivíduos. ?Não há nada mais rico que o rosto de uma pessoa. O objetivo é fazer uma viagem pela história e pela cultura através dos rostos retratados?, ressalta Humberto. Todas as obras expostas foram ampliadas pelo próprio fotógrafo, algumas cópias, em preto e branco em suporte de prata e gelatina.

Humberto Michaltchuk é natural de Pato Branco e formado em Fotografia e Laboratório Preto & Branco, em San Diego, nos Estados Unidos. É sócio-proprietário da Prata Gelatina Fotografia & Ateliê e atua como professor em algumas instituições de Curitiba. Pós-graduado pela Universidade Cândido Mendes, do Rio de Janeiro, organizou diversos cursos e workshops, além de participar de diversas exposições individuais e coletivas.

Serviço:
Retratos – por Humberto Michaltchuk
Local: Palacete dos Leões – Espaço Cultural BRDE – Avenida João Gualberto, 530/570
Data: De 4 a 23 de março
Horário de visitas: De segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30
Informações: (41) 3219 – 8134

continua após a publicidade