O Museu Oscar Niemeyer abre no sábado (26), às 11 horas, a exposição ?Stockinger ? Bronzes?. Com curadoria de Agnaldo Farias, a mostra apresenta 100 peças, desde pequenas obras até esculturas de três metros de altura, do artista plástico Francisco Stockinger, de 86 anos, que vive em Porto Alegre (RS). A exposição é acompanhada de um livro/catálogo de 200 páginas, com tiragem de 1.500 exemplares.

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Xico Stockinger, como é conhecido, é um dos mais premiados autores sulistas de nossa modernidade escultórica. Apontado como um dos maiores artistas plásticos brasileiros, Stockinger é responsável, ao lado de outros mestres como Sérgio Camargo, Amílcar de Castro e Franz Weissmann, pela consolidação e pelo avanço do pensamento plástico moderno e contemporâneo.

O projeto de uma exposição dedicada à obra de Francisco Stockinger, contemplando um significativo conjunto de esculturas em bronze, se deve, segundo o curador, à necessidade de se divulgar ?uma obra única pela maneira com que logra juntar alta qualidade com uma natureza polimórfica?.

Para a mostra foram escolhidas três séries, que apontam para as três principais trilhas perseguidas pelo artista. A primeira consiste na série intitulada ?Gabirus?, originalmente composta por 27 esculturas, e que foi realizada em meados da década de 90. A série refere-se às famílias de miseráveis, encontradas no sertão nordestino que, em razão de uma desnutrição crônica, se transformaram em uma sub-raça de baixa estatura. Entre outras indignidades, essas famílias alimentavam-se de ratos, conforme amplamente divulgado pela imprensa à época.

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A segunda série, contrapondo-se à gravidade da primeira, é composta por um conjunto de esculturas longilíneas. Trata-se de um grupo de mulheres cuja verticalidade remete ao ?impulso vital que as anima e que elas infundem ao espaço que as rodeiam. São mulheres cuja monumentalidade contrasta com o prosaísmo de suas poses, em uma prova incontestável da eloqüência dos detalhes?, define Farias.

Uma longa e tortuosa procissão de pequenas esculturas, derivações de trabalhos anteriormente realizados em terracota, disposta sobre uma grande mesa compõe a terceira série. Mulheres, crianças, casais copulando e animais formam um ?fervilhamento de formas em si exuberantes, o resultado da liberdade das mãos, inebriadas pelo contato com a matéria, livres a plasmar a pujança da vida?.

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