Peças de Bueno de Oliveira estão
expostas na Secretaria da Cultura.

Velhos dormentes de estrada de ferro, raízes e tocos de árvores mortas, restos de madeira são materiais que viram esculturas nas mãos do escultor autodidata Odenes Bueno de Oliveira, ou apenas Denis, que expõe na Sala do Artista Popular, anexa à Secretaria de Estado da Cultura (Rua Saldanha Marinho, s/n Curitiba-PR), de 29 de junho, às 18h30, a 23 de julho, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h30.

Diversas peças entalhadas transformam em arte o protesto sobre o desmatamento desenfreado que sofreram nossas florestas. “Eu nasci e cresci em meio a florestas que pareciam não ter fim, onde araucárias centenárias, centenas, milhares delas – abriam seus galhos por cima das florestas naturais, que abrigavam e alimentavam muitas espécies de animais, e onde o caboclo vivia sem grandes sonhos, com a alma limpa e sem ganância.”

Do Tosco ao Tridimensional: A Arte de Recicriar é o título da exposição. Segundo o escultor, “recicriar” é uma reciclagem das palavras reciclar e criar. Denis é artista plástico e escultor de Jaguariaíva (PR). Em 1999 participou da coletiva Entre Santos e Santeiros, na Sala do Artista Popular, hoje apresenta um trabalho com novos caracteres e temas, não fugindo, entretanto, das origens do popular, da pureza de estilo e principalmente das suas raízes.

continua após a publicidade

continua após a publicidade