Um paranaense será o primeiro escultor brasileiro a receber o prêmio Medaille D’or, conferido pela Academia Francesa de Artes, Ciências e Literatura. Trata-se de Luiz Gagliastri, que também é diretor do Instituto Chico Mendes (que realiza ações que contribuem com a conservação e proteção da natureza) e tem como tema central de suas obras o meio ambiente.
“O prêmio deve trazer um reconhecimento internacional ainda maior a meu trabalho e dar força às minhas obras, que têm como objetivo levar uma mensagem de proteção ao meio ambiente”, diz o escultor. “Todos nós somos frutos da natureza. Porém, se não fizermos a nossa parte para conservá-la, os filhos de nossos filhos não terão mais um planeta para viver. Este é o meu grito de alerta.”
Com 53 anos de idade, Luiz tornou-se escultor há 29 anos, deixando de lado a antiga carreira de engenheiro industrial. Ele morou vários anos nos Estados Unidos e lá desenvolveu uma técnica de fundição de cerca perdida para elaboração de esculturas.
Mais tarde, também desenvolveu uma técnica conhecida como de dupla fusão, onde funde o bronze e o alumínio e os coloca em uma única superfície. Em seus trabalhos, o artista também utiliza bastante como matéria-prima o mármore, o bronze e as pedras semipreciosas.
Luiz tem diversas esculturas espalhadas por Curitiba, região metropolitana e outras cidades brasileiras. É o criador da escultura de George Bush ao partido republicano dos Estados Unidos e integrante do Centro Internacional de Escultores.
Na capital paranaense, algumas de suas obras fizeram parte da programação de reabertura do Paço da Liberdade, na Praça Generoso Marques, onde ainda podem ser visitadas
A premiação da Academia Francesa de Artes, Ciências e Literatura, dada pelo conjunto da obra do escultor, será entregue no próximo dia 10. Porém, no final do ano, Luiz também fará uma exposição no Museu do Louvre, em Paris.
Na próxima segunda-feira, será possível conhecer um pouco mais do trabalho do artista na Unibrasil. No local, ele estará à disposição do público, das 16h às 19h30, e fará uma palestra intitulada A arte molda vidas, às 20 horas.
Serviço
Palestra A arte molda vidas, com Luiz Gagliastri. Dia 4 de maio, às 20h, na UniBrasil (Rua Konrad Adenauer, 442, Tarumã). Entrada gratuita.