“Sintomas de poesia na infância” é tema da palestra da escritora Glória Kirinus, que será apresentada nesta terça-feira (20), às 19h no Auditório Paul Garfunkel da Biblioteca Pública do Paraná. “Acredito que pais e professores atentos e sensíveis sabem muito bem descobrir os sintomas de poesia que existem nos filhos e alunos. Acontece que normalmente esses sintomas não são identificados como benignos e necessários na constituição do sujeito pleno e feliz. Pelo contrário, o que designo como sintoma de poesia pode ser identificado como distúrbio de atenção ou hiperatividade pelos adultos que não tiveram tempo de perceber surtos de poesia neles mesmos e no cosmo cosmicidade cosmética por natureza”, diz.

Para a escritora, “indagar o mundo, com acessos de perguntas, por exemplo, é sintoma de poesia capaz de recuperar a catapora mito-poética do ser primordial”. Para criar a palestra, Glória Kirinis diz ter conversado com médicos alopatas e homeopatas, pais e mães e pensadores da área de educação, poesia e filosofia. Voltou à memória da própria infância, com a leitura de livros de literatura infanto-juvenil.

Análise

No livro “Criança e poesia na pedagogia Freinet”, editado pela Paulinas, Glória Kirinus já desprende a consciência de que doença e saúde são inseparáveis e que ambas, assim como a razão e o imaginário fazem parte da intenção estética do mundo. Uma pressupõe a outra. Assim, diz que “o mito é a doença da linguagem. E do mito se desprende a metáfora. Pode ser que a tal doença-metáfora seja o caminho para a cura pela expressão poética”, diz.

Serviço: Palestra “Sintomas de poesia na infância”

Local: Biblioteca Pública do Paraná – Rua Cândido Lopes, 133 – Data: 20 de abril (terça-feira) 19h.

continua após a publicidade

continua após a publicidade