Literatura

Escritor português José Luís Peixoto ‘abre’ Litercultura 2015

Neste sábado, dia 9 de maio, o festival literário Litercultura abre sua terceira edição e, em parceria com a Escola de Escrita, realiza o encontro “Apocalipses Cotidianos”, com o escritor português José Luís Peixoto – às 18h30, no Teatro Sesc da Esquina (Rua Visconde do Rio Branco, 969, Centro).

 Em 2001, Peixoto recebeu o Prêmio José Saramago pelo romance Nenhum Olhar (Agir). Considerado um dos principais renovadores da prosa portuguesa contemporânea – ao lado de Gonçalo M. Tavares e Valter Hugo Mãe, que participaram das edições anteriores do Litercultura -, também escreveu Cemitério de Pianos, Uma Casa na Escuridão (ambos pela Record) e o recém-lançado Morreste-me (Dublinense).

Peixoto criou  um universo estático na ambiência – arcaicas aldeias alentejanas, espaços urbanos mergulhados na agonia do tempo – e moderno na escrita – uma poética crispada, de caráter alegórico, atravessada por elementos fantásticos e simbolismos oníricos. Nesse universo de alta voltagem existencial, não faltam humor gótico e ironia intertextual.

 Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Lisboa, trabalhou como professor na cidade da Praia, em Cabo Verde, e em várias cidades de Portugal, antes de começar sua carreira literária. Sua obra abrange diversos gêneros, entre eles o romance, a poesia e o teatro e é objeto de estudo em diversas universidades nacionais e estrangeiras.  Seus romances foram publicados na França, Itália, Bulgária, Turquia, Finlândia, Holanda, Espanha, República Checa, Romênia, Croácia, Brasil, Polônia, Reino Unido, Estados Unidos, Hungria, Israel, Bielorússia, entre outros países.

 Programação

 O segundo capítulo do festival será no dia 9 de junho, reunindo o pensador italiano Gianni Vattimo e a filósofa e escritora Marcia Tiburi em torno do tema “Elogio do Frágil”. A programação do LiterCultura prossegue num terceiro capítulo, que se estenderá por três dias, entre 28 e 30 de agosto.

 Serviço:

Primeiro capítulo Litercultura 2015

Apocalipses Cotidianos com José Luís Peixoto

Dia 9 de maio

18h30

Teatro Sesc da Esquina (Rua Visconde do Rio Branco, 969, Centro)

Entrada franca

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna