Foto: Chuniti Kawamura/O Estado |
O escritor Wilson Bueno está no 1º Fórum das Letras. continua após a publicidade |
Em uma das mesas de encerramento do 1º Fórum das Letras de Ouro Preto (MG), o escritor paranaense Wilson Bueno participa do ?Bate-Papo com o autor?, hoje, às 14h30, no Centro de Convenções da cidade. O Fórum reúne escritores e editores de todo o Brasil e do exterior com o objetivo de desenvolver um intercâmbio de conhecimentos e propostas na área literária. Entre os convidados estarão escritores como: Francisco José Viegas (Portugal), Jean Paul Delfino (França) e Jacinto de Almeida (Portugal), e os brasileiros Zuenir Ventura, Marina Colasanti, Lygia Fagundes Telles, Adélia Prado e Roberto Piva.
Ao lado da ensaísta Maria Esther Maciel e do também ficcionista Luis Ruffato, sob coordenação de Luís Alberto Brandão, Bueno participa do bate-papo ?Escritas híbridas?. Com ingresso ao preço de R$ 50, o evento faz uma viagem pela poesia, com saraus de leitura de textos de poetas contemporâneos, por eles mesmos ou por atores, nos diversos bares e restaurantes da cidade.
Wilson Bueno (56) vem se firmando como um dos nomes mais importantes da literatura atual. Entre suas obras mais comentadas está a novela Mar paraguayo (1992) que teve recentemente sua primeira edição internacional, pela prestigiosa Intempérie Ediciones, de Santiago do Chile. A edição argentina saiu mês passado pela editora Tsé-Tsé. A mexicana sai em dezembro pela editora Bonobos, apresentada por Eduardo Milán. Em Cuba, foi publicado por Ricardo Alberto Pérez. O livro foi adaptado ao cinema por Nivaldo Lopes, no média-metragem de mesmo título, e está sendo traduzido, por Erin Moore, para a Oxford Press University em francenglish e mohwac. Considerado um clássico contemporâneo, a obra é objeto de estudo da Universidade da Sorbonne (França) e da Universidade Berkeley da Califórnia (USA).