Autor de obras como A Caçada ao Outubro Vermelho e A Soma de Todos os Medos, entre tantos outros best-sellers de espionagem, terrorismo e segredos militares, o americano Tom Clancy morreu ontem, 2, aos 66 anos, num hospital de Baltimore, sua cidade natal. A causa da morte não foi revelada.
Ao longo de uma carreira de quase 30 anos, publicou livros de ficção e não ficção – muitos dos quais protagonizados por Jack Ryan Jr. A Record editou 13 títulos aqui e manda para as livrarias na sexta o 14.º – Morto ou Vivo. Segundo a editora, ao todo, ele vendeu mais de 100 mil exemplares no País. Em dezembro, sai nos Estados Unidos o derradeiro: Command Authority.
Sua estreia foi em 1984, com A Caçada ao Outubro Vermelho. Escrita nas horas vagas pelo então dono de uma corretora de seguros, a obra vendeu mais de 5 milhões de exemplares e virou filme estrelado por Alec Baldwin e Sean Connery em 1990. Muitas outras adaptações vieram depois, entre as quais Jogos Patrióticos e Perigo Real e Imediato. Alguns livros também viraram jogos de vídeo game.
Clancy era conhecido por seu estilo detalhista e por antecipar, na ficção, fatos que aconteceriam na vida real. Em 1994, publicou Dívida de Honra, em que um avião japonês atinge, de propósito, o Capitólio, cena parecida com a que veríamos em 2001. Em 2003, um jornalista da CNN sugeriu que seus relatos estariam revelando segredos aos terroristas.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.