Pedro Luiz Meirelles já escrevia poemas aos 13 anos. Hoje, aos 43, está lançando o livro ?A Messe? e a tarde de autógrafos será nesta terça-feira (25), às 18h, no hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná. O escritor e historiador Rui Sá Silva Barros, que assina apresentação da obra, descreve que, na primeira parte, a tradição e as imagens florais imperam. Os poemas da lírica amorosa poderiam ser assinados por um trovador de 800 anos atrás.

continua após a publicidade

?Imagens, vocabulários e construções parnasianas emergem continuamente, obras de nossas antologias poéticas didáticas que deixam um sulco profundo na memória dos adolescentes?, análisa escritor. ?Na parte final, especialmente a partir do poema ?Avós?, algo de novo surge e a tradição é eclipsada pela experiência do autor. O pano de fundo destes poemas pode ser procurado nos noticiários diários: a desatinada devastação que provocamos no meio ambiente. E surge algo notável, pois o tema quase não é mencionado diretamente. Aparece no registro subjetivo da busca pelo tempo perdido, a percepção espantada e maravilhada da criança com o novo mundo que descobre. Para a maioria das pessoas isto é um continente perdido registrado nos contos de fada e nas obras artísticas?.

O autor

Meirelles nasceu em Santa Bárbara do Sul (RS). Com dois anos seus pais se mudaram para Laranjeiras do Sul, no Sudoeste do Paraná. Ali fez o primário e o ginásio. Cresceu entre o sítio e a cidade. A carpa de feijão e milho, os afazeres pecuários, os cuidados básicos com o pomar, o fizeram sentir o gosto atávico pela mãe terra. Aprendeu a amar e tanto assim, a respeitar a natureza, numa simbiose perfeita entre as coisas do campo, valor telúrico, nobre, muito subjetivo e os valores materiais, objetivos.

continua após a publicidade

Aos 15 anos, quando se mudou para São Leopoldo (RS), a poesia falou mais forte. Era quase uma psicografia. Escrevia poemas sobre o porquê da morte e miséria. A diferença entre pobres e ricos, negros e brancos, feios e belos. Hoje, tem publicações na Feira do Poeta, o livro ?No país das sarjetas? e em jornais folhetins, antologias.

Serviço:
Lançamento de livro: ?A Messe?
Data: 25 de julho de 2006
Horário: 18h
Local: Hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná ? Rua Cândido Lopes, 133

continua após a publicidade