A Yoga Studio, maior centro de yoga da América do Sul, localizado em Curitiba, aposta em uma programação especial para este carnaval. Longe da folia e dos sambódromos, cerca de 40 pessoas se dedicarão à prática e ao estudo da Hatha Yoga. Serão nove dias de encontros, entre 25 de fevereiro e 5 de março, na Praia de Itajubá, em Barra Velha, no litoral catarinense.
Formado por aulas práticas e teóricas, o curso, chamado Carnavasana, destaca-se pela presença da norte-americana Nancy Stechert, professora de yoga que há quase trinta anos tem, pessoalmente, aulas com o indiano BKS Iyengar, um dos maiores mestres de yoga do mundo. Por conta desse contato direto, Nancy é considerada uma Iyengar Yoga Sênior. É fundadora da Colorado School of Yoga, nos Estados Unidos, e do Centro Internacional de Yoga, em Tóquio. Hoje, ministra aulas nos Estados Unidos (no Colorado e em Nova Iorque), no México e no Brasil. Nancy reservou uma data em sua concorrida agenda por acreditar que a Yoga Studio é uma das únicas escolas do mundo, fora da Índia, que ensina a yoga exatamente como sugere Iyengar.
No Carnavasana, Nancy lecionará ao lado de Francisco Kaiut, um dos fundadores da Yoga Studio e professor de yoga há 17 anos. Além de estudar Iyengar Yoga na Itália, Inglaterra e Estados Unidos, Francisco ministra aulas terapêuticas em Nova Iorque e no Colorado. Em toda a América Latina, ele é o único profissional habilitado pela APTA – American Polarity Therapy Association – a ensinar a chamada terapia de polaridade. Formado pela Escola Internacional de Polaridade (Master Works), Francisco se especializou nessa técnica para fins terapêuticos.
Francisco e Nancy apostam na terapia da polaridade, tanto para o Carnavasana quanto para os demais cursos praticados na Yoga Studio. Esse tipo de terapia foi desenvolvido pelo médico austríaco Randolph Stone (1890-1982) a partir do yoga e da medicina ayurveda. Stone escolheu o termo "polaridade" para descrever as qualidades de atração e repulsão da energia, características fundamentais de todo movimento.
Os cerca de 700 alunos da Yoga Studio que praticam a terapia da polaridade têm um perfil semelhante. São pessoas com um ritmo de vida acelerado e que precisam estar sempre atentas à saúde física e mental. "O yoga se compromete a dar um corpo saudável. E esse corpo precisa produzir naturalmente um eco na mente, que reflete o bem-estar de um corpo bem cuidado", explica Luciana Kaiut, fundadora da Yoga Studio ao lado de Francisco.