Escola leva alunos para estudo do yoga durante o Carnaval

A Yoga Studio, maior centro de yoga da América do Sul, localizado em Curitiba, aposta em uma programação especial para este carnaval. Longe da folia e dos sambódromos, cerca de 40 pessoas se dedicarão à prática e ao estudo da Hatha Yoga. Serão nove dias de encontros, entre 25 de fevereiro e 5 de março, na Praia de Itajubá, em Barra Velha, no litoral catarinense.

Formado por aulas práticas e teóricas, o curso, chamado Carnavasana, destaca-se pela presença da norte-americana Nancy Stechert, professora de yoga que há quase trinta anos tem, pessoalmente, aulas com o indiano BKS Iyengar, um dos maiores mestres de yoga do mundo. Por conta desse contato direto, Nancy é considerada uma Iyengar Yoga Sênior. É fundadora da Colorado School of Yoga, nos Estados Unidos, e do Centro Internacional de Yoga, em Tóquio. Hoje, ministra aulas nos Estados Unidos (no Colorado e em Nova Iorque), no México e no Brasil. Nancy reservou uma data em sua concorrida agenda por acreditar que a Yoga Studio é uma das únicas escolas do mundo, fora da Índia, que ensina a yoga exatamente como sugere Iyengar.

No Carnavasana, Nancy lecionará ao lado de Francisco Kaiut, um dos fundadores da Yoga Studio e professor de yoga há 17 anos. Além de estudar Iyengar Yoga na Itália, Inglaterra e Estados Unidos, Francisco ministra aulas terapêuticas em Nova Iorque e no Colorado. Em toda a América Latina, ele é o único profissional habilitado pela APTA – American Polarity Therapy Association – a ensinar a chamada terapia de polaridade. Formado pela Escola Internacional de Polaridade (Master Works), Francisco se especializou nessa técnica para fins terapêuticos.  

Francisco e Nancy apostam na terapia da polaridade, tanto para o Carnavasana quanto para os demais cursos praticados na Yoga Studio. Esse tipo de terapia foi desenvolvido pelo médico austríaco Randolph Stone (1890-1982) a partir do yoga e da medicina ayurveda. Stone escolheu o termo "polaridade" para descrever as qualidades de atração e repulsão da energia, características fundamentais de todo movimento.

Os cerca de 700 alunos da Yoga Studio que praticam a terapia da polaridade têm um perfil semelhante. São pessoas com um ritmo de vida acelerado e que precisam estar sempre atentas à saúde física e mental. "O yoga se compromete a dar um corpo saudável. E esse corpo precisa produzir naturalmente um eco na mente, que reflete o bem-estar de um corpo bem cuidado", explica Luciana Kaiut, fundadora da Yoga Studio ao lado de Francisco.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo