Escola de Rock é uma idéia genial

“Escola de Rock”, que estreou ontem e com censura livre é uma comédia interessante do roteirista Mike White e diretor Richard Linklater, nomes normalmente associados ao cinema independente.

O argumento é bom. O roteirista White e o diretor Linlater capricharam e contaram uma história diferente, embora, aparentemente, pareça ser mais uma dessas comédias enlatadas americanas. Por que ninguém pensou nisso antes? Como falar de rock and roll para as nova gerações? O filme conta sobre um guitarrista, fã de rock’n’roll, que, depois de ser expulso de sua banda, torna-se inadvertidamente um professor de uma escola conservadora. Seus alunos da 5.ª série vão aprender tudo sobre rock e formar uma banda.

Roqueiro envelhecido e sem dinheiro, Dewey Finn (Jack Black) consegue um emprego como professor substituto e subverte a ordem das aulas para montar uma banda de rock com seus alunos. As melhores partes do filme são as alusões e comentários cômicos sobre o mundo das pessoas ociosas, que não se enquadram nos padrões vigentes ou são contra o establishment.

O músico Dewey Finn (Jack Black) vai a extremos para provar que não faz nada na vida. Depois de anos dedicados ao rock’n’roll, agora ele não tem contrato com gravadora, nem sequer o dinheiro para pagar o aluguel do próximo mês. Black é um excelente ator e arranha suas músicas aqui e ali na Califórnia com sua banda na vida real. Dewey, no filme, tenta ensinar o que foi e como tocavam os Ramones, para meninos no início da puberdade.

A produção do filme teve que buscar nos cantos dos EUA para encontrar músicos e cantores mirins com capacidade para interpretar o papel dos pré-adolescentes que integram a banda de rock de Dewey.

Acertaram em cheio. Eles sabem representar e muitos são excelentes músicos. Eles criam personagens fortes que incluem desde Zack (Joey Gaydos Jr.), que realmente se solta quando vira guitarrista principal da banda, até Tomika (Maryam Hassan), cuja bela voz a ajuda a superar sua timidez e insegurança.

Músicas de qualidade percorrem o filme do começo ao fim. Algumas das canções foram compostas por Jack Black e Mike White. A canção que dá nome à fictícia banda da escola, “School of Rock”, é de autoria do grupo nova-iorquino Mooney Suzuki.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo