O livro de Pedro Ricardo Dória, jornalista e mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), intitulado Getúlio, FHC e Lula – Devoção popular e a santíssima trindade, será lançado hoje, em Curitiba.

continua após a publicidade

Parnanguara, Dória retrata em seu livro a contribuição política desses três presidentes brasileiros. “Apresento em relevo as trajetórias de Getúlio Vargas, Fernando Henrique Cardoso (FHC) e Luiz Inácio Lula da Silva. Líderes políticos que eu considero os mais eminentes no processo de construção da democracia no Brasil”, descreve o autor.

Ao todo, são 339 páginas onde são reveladas as tramas políticas, erros e méritos alcançados pelos três presidentes. “Conhecendo os fatos históricos podemos evitar os erros do passado.

Temos condições de evoluir culturalmente e não cometer as mesmas ações desastrosas que sempre marcaram a política brasileira. A política existe para favorecer a sociedade, mas os governantes ainda cometem erros grosseiros que não devem se repetir”, explica o autor.

Divulgação
O autor, Pedro Dória, lança o livro hoje no Shopping Estação.
continua após a publicidade

Segundo Dória, a liderança de Getúlio Vargas causou um afastamento da democracia no País. “A atuação de Getúlio personaliza o fracasso da primeira experiência de democracia brasileira (1945-1964). Com a deposição do presidente em 1964, iniciou-se a etapa do autoritarismo técnico, burocrático e militar. A retomada da democracia foi marcada, ainda, por um tropeço com a morte de Tancredo Neves e o afastamento de Fernando Collor da presidência”, descreve.

Sobre a liderança de FHC, Dória comenta que foi um grande passo para a construção da democracia. “Somente em 1994, com a eleição de FHC, o Brasil iniciou a presente fase do processo democrático”, conta.

continua após a publicidade

Para Dória, uma mudança de liderança nas próximas eleições irá finalizar com sucesso a implantação da democracia no Brasil. “Só teremos a completa construção da democracia após a transição da oposição do governo atual para o poder”, diz.

A obra é a continuação do livro publicado em 2002 por Dória, onde era retratado a liderança política no Paraná. O escritor adianta já está escrevendo o próximo volume, que será sobre a visão do sistema mundial sobre as lideranças brasileiras.

O livro Getúlio, FHC e Lula- Devoção popular e a santíssima trindade, será lançado hoje, às 19h30, na Livrarias Curitiba Megastore do Shopping Estação, na Avenida Sete de Setembro, 2775, Centro.