A Era Vargas será tema de debate na Biblioteca Pública do Paraná. Representantes do Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores, Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná, Central Única dos Trabalhadores no Paraná e Comissão Pastoral Operária do Brasil promoverão o ciclo de debates a partir desta segunda-feira e que se estenderá até quarta-feira.
Segundo analistas políticos, para entender o Brasil de hoje é necessário aprofundar a reflexão sobre a Era Vargas e compreender o significado do período que lançou as bases do que atualmente se chama “modernização conservadora do Brasil”. Getúlio Vargas foi o político mais marcante da vida nacional do século XX. Com o ciclo de debates, os organizadores do evento pretendem discutir e analisar as mudanças do País nestes últimos 50 anos, tendo como referência principal o mundo do trabalho.
Programação
Na segunda-feira, a historiadora, socióloga e pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas, Maria Celina D?Araujo vai falar sobre Que marcas a Era Vargas deixou no Brasil?. No dia seguinte, terça-feira (24), O sindicalismo brasileiro: a Era Vargas acabou? será o tema de José Dari Krein, professor da Unicamp e assessor da CUT. Palestra sobre a Reforma Trabalhista e Sindical-caráter e significado, de Luiz Marinho, presidente nacional da CUT encerra o ciclo.
Serviço:
Ciclo de Debates: A Era Vargas
Local: Auditório Paul Garfunkel da Biblioteca Pública do Paraná. Rua Cândido Lopes, 133. Data: de 23 a 25 de agosto. Horário: 19h às 22h. Entrada franca.