Ensino e aprendizagem de arte

Os professores e alunos de arte contam agora com dois compêndios bem interessantes: Desenhando com o Artista Interior, de Betty Edwards (Editora Claridade, 248 páginas, tradução de Maria Cristina Cupertino), e Olhos Que Pintam: A Leitura da Imagem e o Ensino da Arte, de Anamelia Bueno Buoro (Cortez Editora, 256 páginas).

Betty Edwards, a partir de sua experiência como professora de desenho, demonstra que mesmo quem não é artista pode desenvolver a habilidade, do mesmo modo como é possível aprender a ler. Como ela mesma diz, esse é um livro para pessoas “que se sentem sem nenhum talento para o desenho e acreditam que provavelmente nunca irão aprender a desenhar”.

Essa obra dá seqüência aos estudos apresentados em seu livro anterior, Desenhando com o Lado Direito do Cérebro, com milhões de exemplares vendidos no mundo todo, e leva em conta as recentes descobertas relativas ao funcionamento do cérebro humano. Cada um dos hemisférios cerebrais processa as informações de maneira contrastante. O lado esquerdo é o responsável pelo pensamento lógico e analítico, enquanto o lado direito trabalha com o não-verbal, processando as informações intuitivas e perceptivas.

E o livro de Anamelia Bueno Buoro é destinado às salas de aula, para o prazer das artes e dos alunos. É uma obra prática consistente, coerente e fundada em teorias articuladas e abrangentes. O livro traz também um encarte de cinco cartões com imagens de obras-primas de Marcel Duchamp, Matisse, Kandinsky, Picasso e Malevich, que são dissertadas pela autora com brilhantismo: ilustrando sua prática do ensino da arte na escola formal de 1.º, 2.º e 3.º graus.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo