Ensaio de ?Romeu e Julieta? será assistido por convidados de instituições

Todos os detalhes estarão na mira da equipe técnica do balé ?Romeu e Julieta? durante o ensaio geral desta segunda-feira (21), a partir das 19h, que será aberto aos convidados da Federação Democrática das Associações de Moradores, Clubes de Mães, Entidades Beneficentes e Sociais de Curitiba (Femotiba). Mais de 200 pessoas estão trabalhando numa interação nunca antes vista no Centro Cultural Teatro Guaíra, para o sucesso do espetáculo ?Romeu e Julieta?, de Prokofiev, que estréia nesta quarta-feira (23), no Guairão.

A produção da famosa obra de Shakespeare pela equipe do Guaíra começou em 2007. De lá para cá, muitos ajustes foram feitos em busca da perfeição do movimento de corpo com a música, cores, jogo de cenas, figurinos, iluminação aliados à trágica e bela história de amor medieval. ?Os figurinos, por exemplo, estão sempre sendo adaptados na medida em que realizamos os ensaios?, diz o figurinista Paulinho Maia. ?Assim como a iluminação?, completa Cleverson Cavalheiro, que junto com Carlos Kur são responsáveis pelos cenários e o jogo de luzes do balé.

Durante os ensaios desta semana, Paulinho Maia observou que a mãe de Julieta não poderá usar os cinco trajes que foram feitos para ela, e chegou a conclusão que três são suficientes para dar ao espetáculo a dinâmica desejada. Romeu ficou apenas com um traje. ?Ao assistir os ensaios concluí que a mudança de trajes prejudicava a fluidez da dança para estes bailarinos e por isso deixei de lado algumas roupas?, conta. No total, foram criadas mais de 200 peças para o figurino, entre acessórios, roupas e sapatos.

A história é medieval, embora a montagem esteja voltada para uma visão da atualidade dentro da concepção da música de Prokofiev e da coreografia feita por Luiz Fernando Bongiovanni. ?Quero apresentar um espetáculo que passe ao público a sensação do mundo moderno, que existe muita coisa rolando ao mesmo tempo, e que, para esta pluralidade de ações e eventos, a iluminação é fundamental?, explica Bongiovanni. ?Às vezes deixo a luz aberta para o público ter a sensação de que diversas situações estão acontecendo, numa linguagem MTV?, diz.

O espetáculo Romeu e Julieta, de Prokofiev, é uma produção da Companhia de Balé Teatro Guaíra, com coreografia de Luiz Fernando Bongiovanni, iluminação e cenários de Carlos Kur e Cleverson Cavalheiro e figurinos de Paulinho Maia. O balé conta com a participação de 33 bailarinos e para o papel de Julieta é feito pela bailarina Alessandra Lange, e o Romeu, por Fábio Valladão.

O Balé Teatro Guaíra é uma das mais importantes companhias oficiais do País, com montagens e turnês consagradas. Acumulou um respeitável repertório com obras de expressivos nomes nacionais e internacionais, transformando a dança na própria alma do Teatro Guaíra. O segundo grupo estável mais antigo do Centro Cultural Teatro Guaíra foi criado pelo Governo do Estado em 1969 e teve diretores e coreógrafos de renome internacionais em toda a sua trajetória. Yurek Shabelewski, Hugo Delavalle, Carlos Trincheiras, Jair Moraes e Suzana Braga figuram entre os diretores que fizeram a história do Balé Teatro Guaíra.

Os coreógrafos convidados Maurice Bèjart (Opus V) , Olga Roriz (13 Gestos de um Corpo), Milko Sparembleck (Pastorale , Os Sete Pecados Capitais, As Canções de Wesendonck), Vasco Wellenkamp (Exultate Jubilate), Tatiana Leskowa (Bodas da Princesa Aurora), John Buttler (Catulli Carmina), Andrea Lerner e Rosane Chamecki (Nem Tudo que Se Tem Se Usa), Rodrigo Pederneiras (Dança da Meia-Lua), entre muitos outros coreógrafos reconhecidos mundialmente, criaram trabalhos notáveis que enriqueceram a técnica e a qualidade estética do BTG.

Ana Botafogo, Ekaterina Maximova, Vladimir Vasilev, Monica Panader, Cristina Martinelli, Aldo Lotufo, José Moura e Emílio Martins dançaram como bailarinos convidados na companhia, enquanto Eleonora Greca, Eliane Sobrinho, Aílton Galvão, Regina Kotaka, Jurandi Silva, Inês Drumond, Claudemir Cruz, Ana Silva e Wanderley Lopes são apenas alguns dos importantes nomes que contribuíram com seu talento para o sucesso do Balé Teatro Guaíra, que em seus 36 anos de existência constituiu um repertório com mais de 130 coreografias.

Serviço:
?Romeu e Julieta? ? Balé Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná sob a regência de Andrea Di Mele
Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto – Guairão
Data: estréia 23 de abril
Horário: 20h30 de 23 a 26 de abril e de 01 a 03 de maio também às 20h30, 04 de maio às 18h.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo