Dona do formato do reality show Big Brother, a Endemol abre suas portas agora para todas as emissoras do País. A produtora holandesa acaba de inaugurar a Endemol Brasil, base local para produzir e revender formatos para outras emissoras que não a Globo. A líder fica de fora desse negócio uma vez que já possui uma joint venture com o grupo, que produz formatos como o BBB, Circo do Faustão e Fama.
SBT, Record, Band e quem mais quiser poderá comprar formatos da Endemol desde que estes não estejam garantidos em contrato com a parceira Globo. Por exemplo: nenhuma emissora pode comprar da Endemol Brasil o BBB, por que este já está garantido por contrato por mais cinco edições na Globo.
Para a produtora, trata-se de um bom negócio, já que a emissora não tem onde abrigar tantas atrações. Presente em 25 países, a Endemol possui um catálogo com mais de 2 mil programas.
Daniela Busoli, ex-gerente Comercial do SBT, e Paula Cavalcanti, ex-diretora de Programação da TVA , comandarão a Endemol Brasil. Com a novidade, Carla Affonso deixa a função de diretora-geral da Endemol Globo.