A Fundação Cultural de Curitiba promove na próxima quinta-feira (20), às 17h30, na Casa Romário Martins (Largo da Ordem, 30), um bate-papo com o fotógrafo Nego Miranda para abordar o seu trabalho na área de fotografia documental. Os encontros na Casa Romário, denominados "Hora da Prosa", serão realizados periodicamente para tratar de temas relacionados à área de patrimônio cultural, sempre com a participação de um especialista convidado. O programa é aberto a todos os interessados.

continua após a publicidade

O tema desse primeiro encontro é a fotografia documental, ou seja, o uso da fotografia como documento ou registro de um determinado período histórico. Nego Miranda tem atuado nesse campo. Recentemente desenvolveu o projeto "Paraná de Madeira", que resgata parte das tradições das construções de madeira erguidas por imigrantes europeus entre os séculos 19 e 20, no Paraná.

O resultado desse trabalho está em exposição no Museu Oscar Niemeyer. Em sua pesquisa, o fotógrafo retratou residências, igrejas, moinhos, olarias e paióis de madeira, com as características arquitetônicas das culturas polonesa, ucraniana, italiana, inglesa e alemã. Na busca das construções que ainda restam, preservadas ou em estado de abandono, Nego Miranda percorreu alguns municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), como Campo Largo e Araucária, e outros do interior do Estado, como Palmeiras, Irati e Prudentópolis.

Serviço
"Hora da Prosa" com o fotógrafo Nego Miranda
Casa Romário Martins – Largo da Ordem, 30
Quinta-feira, 20 de outubro, às 17h30
Entrada franca. Informações: 3321-3295

continua após a publicidade