Encontro de cinema da AVEC mostrará “Pão e Rosas” de Ken Loach

Procurando abrir um novo espaço de debate sobre o cinema em Curitiba, a Associação de Vídeo e Cinema do Paraná – AVEC promove, a partir desta segunda-feira, dia 30, na Cinemateca, os seus “Encontros de Cinema”. O objetivo do projeto é realizar um evento que propicie um debate sobre o cinema e que estimule a troca de idéias entre os profissionais do audiovisual do Paraná e o público interessado na sétima arte. Segundo o idealizador do projeto, o cineasta Luciano Coelho, a idéia surgiu porque “depois de mais de 10 anos lutando pela produção cultural de audiovisual e unindo os interesses dos realizadores do Estado, sentimos que se fazia necessário um evento destinado unicamente à discussão da nossa arte”.

Os “Encontros AVEC de Cinema” acontecerão mensalmente, sempre na Cinemateca e na última segunda-feira do mês, com entrada franca. Cada um deles será comandado por um realizador de cinema e vídeo do Paraná, que proporá um tema para discussão e um filme que contenha aspectos relevantes sobre o assunto escolhido.

 

Pão e rosas

O primeiro “Encontro AVEC de Cinema” vai ser apresentado pelo próprio cineasta Luciano Coelho, que colocará em debate o tema “A função do cinema na sociedade”. O filme exibido será um dos últimos trabalhos do diretor inglês Ken Loach, o elogiado Pão e Rosas. A obra conta a história da jovem mexicana Maya que deixa seu país para tentar a sorte nos Estados Unidos. Ela acaba fazendo parte de uma legião de estrangeiros que são explorados pelos patrões e ignorados pela sociedade. Quando conhece Sam, um apaixonado ativista sindical (interpretado pelo vencedor do Oscar de melhor ator Adrien Brody, por “O Pianista”), Maya adquire consciência de classe e se engaja em uma campanha em defesa dos direitos trabalhistas.

Sobre Pão e Rosas ainda, vale destacar que o título do filme faz alusão à marcha de cerca de 15 mil mulheres pelas ruas de Nova Iorque, em 1908, sob o slogan “Pão e Rosas”. Elas reclamavam uma diminuição dos horários de trabalho, melhores salários e direito de voto. O pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida.

Ken Loach é um cineasta que gosta de discutir problemas sociais em suas obras. Ele já filmou A Canção de Carla, na Nicarágua pós-ditadura somozista e Meu Nome é Joe que, com locações na Escócia, aborda a questão dos desempregados, dos alcoólatras e viciados em drogas.

Serviço: Exibição e debate sobre o filme “Pão e Rosas” de Ken Loach. Dia 30, segunda-feira, às 19 horas na Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1174). Entrada franca.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo