continua após a publicidade

Luiza Dantas /
Carta Z Notícias

Viviane encontrou Glória

A atriz Viviane Victorette foi pega de surpresa ao receber o convite para atuar em América, a próxima novela das oito, com estréia prevista para março. A atriz foi assistir a uma peça de teatro no Rio de Janeiro, em maio do ano passado, e encontrou, por acaso, a autora Glória Perez. As duas não se viam desde 2001, quando Viviane interpretou a dependente química Regininha em O Clone. "A Glória ficou me olhando e falou: ?Você é a minha Regininha? Tenho um papel legal para você?", relembra Viviane, toda prosa. A atriz vai interpretar a dançarina Ju, que vive ilegalmente em Miami e trabalha em uma boate para conseguir sobreviver.

De visual novo, Viviane não lembra nem de longe a "branquela e magricela" Regininha. Está bem mais bronzeada, ganhou uns "quilinhos", colocou silicone nos seios e trocou as madeixas ruivas e encaracoladas por cabelos castanhos e lisos. A atriz está adorando todas essas mudanças e garante não se incomodar em ter de se transformar fisicamente em função de uma personagem.

Mas Viviane não está entusiasmada apenas com a personagem. Ela está "feliz da vida" por retornar à Globo depois de uma breve passagem pelo SBT. Em 2003, ela interpretou a romântica e meiga Letícia em Jamais te Esquecerei. Embora tenha considerado a experiência válida, a atriz admite que só aceitou o convite por causa do bom salário e diz que o SBT ainda deixa muito a desejar nos quesitos estrutura e organização. Apesar da empolgação, Viviane demonstra ter clara consciência da responsabilidade que é atuar em uma novela das oito. Por isso, ela tem se dedicado integralmente à composição de sua personagem. A atriz está estudando um amplo material enviado pela Globo com informações e entrevistas com dançarinas brasileiras que moram em Miami. Além disso, ela assiste, várias vezes, a filmes que mostram esse tipo de dança mais sensual, como Strip-tease, de Andrew Bergman, e Show Bar, de David McNally.

continua após a publicidade

Mas a preparação de Viviane vai além da teoria. Como não quer fazer feio em cena, a atriz está literalmente "suando a camisa". Ela faz musculação para definir o corpo e três vezes por semana ensaia passos mais sensuais com a coreógrafa Sandra Regina, no Projac. "Não é fácil. Estamos fazendo um trabalho intenso de movimentos de pernas, giros e piruetas", revela. Não satisfeita, Viviane resolveu abrir ainda mais o leque.

Ela acredita que outros estilos de dança podem ajudar muito na composição de Ju e optou por fazer aulas particulares de balé, dança contemporânea e sapateado. A atriz tem também outra preocupação: dançar naturalmente, como se não tivesse ensaiado os passos. Segundo Viviane, as dançarinas improvisam as coreografias de acordo com o que o público demonstra gostar ou não.

continua após a publicidade

Viviane assume que ainda está se adaptando com a idéia de fazer um papel tão "sexy". "Será o meu trabalho mais sensual. Vou ter de abusar das roupas curtas e mostrar bastante o corpo", constata, com um tom de insegurança. A atriz se considera um pouco tímida e revela que não faz idéia de como vai se sentir nas primeiras cenas, que serão gravadas em janeiro. Viviane só fica um pouco mais tranqüila por conhecer a equipe técnica da novela – a mesma que fez O Clone – e a forma de escrever de Glória. Segundo a atriz, a autora escreve de maneira clara, dando o tom exato dos personagens. Mas o que mais chama a atenção de Viviane nas obras de Glória é a oportunidade que ela dá a todos os atores de mostrarem seu trabalho. "Nas novelas dela, quem faz uma ponta pode virar protagonista e vice-versa. Tem de saber aproveitar", avisa.