Após duas semanas, a exibição de 28 longas-metragens brasileiros e um público total de 8.600 espectadores, encerrou anteontem a nona edição do Festival de Cinema Brasileiro de Paris.

continua após a publicidade

A grande novidade desta edição foi a ampliação do festival, que ocupou duas salas durante duas semanas. Na primeira semana, de 26 de abril a 1.º de maio, o festival foi sediado no tradicional Cinema L?Arlequin, situado na Rue des Rennes, no coração do badalado bairro de Saint Germain.

No Arlequin foram exibidos todos filmes de ficção e alguns documentários que participaram da competição. Na segunda semana, de 2 a 8 de abril, o festival ocupou a alternativa, sala Le Latina, no Marais com uma mostra exclusiva de documentários.

Os prêmios

O júri oficial formado pelo ator Rufus (?ator fetiche? do diretor Jean-Pierre Jeunet) e os diretores Emmanuelle Bercot (As férias) e Patrick Braoudé (Nove meses) concedeu dois prêmios especiais além dos previstos inicialmente.

continua após a publicidade

O prêmio de público, que é votado através de cédula entregue aos espectadores em todas as sessões dos filmes em competição, confirma o encantamento do público francês pela música brasileira.