Encenação da paixão de Cristo traz novidades

Quarenta participantes do Grupo Lanteri iniciaram, em 1978, a encenação da Vida, paixão e morte de Jesus Cristo. Hoje, esse espetáculo está com uma estrutura digna de uma grande peça teatral.

São 1.200 pessoas divididas entre a encenação, figuração, construção de cenários e maquiagem para o espetáculo. Sobre os cenários, dez caminhões são necessários para carregar todo o material da apresentação, que acontece na Pedreira Paulo Leminski, no dia 10 de abril, às 19h.

Para acertar todos os detalhes da encenação de 2009, a equipe composta por 800 atores já está ensaiando suas passagens desde sábado passado. “Trata-se de uma peça grandiosa. Por conta disso, estamos ensaiando desde cedo”, afirma, Edson Martins, responsável pela produção da Paixão de Cristo.

A encenação feita pelo Lanteri tem uma peculiaridade: todos os diálogos são gravados com antecedência. “É impossível colocarmos microfone em todos os atores. Por isso, todos gravam suas falas e ensaiam para saber, na hora da apresentação, o momento certo de entrar em cena e dublar. Mesmo assim, todos já estão se preparando e ficando com o texto na ponta da língua”, afirma Martins.

Se comparada com as edições anteriores, o produtor afirma que a encenação de 2009 terá muitas surpresas. “Esse ano fizemos uma mudança radical na apresentação. A peça será mais curta, com 1h10 de duração, terá novos cenários e muitas outras surpresas”, adianta o produtor.

De acordo com o produtor, a preocupação em não entrar nas peculiaridades de cada religião é evidente no espetáculo. “Queremos representar a história para o povo sem ofender as outras religiões. O público é muito variado, recebemos católicos, protestantes, batistas, dentre outras crenças. Por isso, tamanho cuidado”, ressalta.

Há seis anos, Cesar Kuzma é responsável por interpretar Jesus Cristo no espetáculo. Para ele, é uma realização pessoal. “Ser Jesus na encenação é uma experiência única e muito particular. Cada vez que faço é diferente. Representar aquele que sustenta a minha própria fé é extremamente emocionante”, conta Kuzma, que é professor de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Participações

Aos que tiverem interesse de participar da encenação da Vida, paixão e morte de Jesus Cristo, Martins afirma que é ainda é possível se inscrever. “A característica da nossa encenação é popularidade. Estamos sempre recebendo pessoas que desejam atuar ou participar da produção do evento. Para isso, basta procurar o Grupo Lanteri e começar a ensaiar”, convida.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo