Diretor de mídia do GPP, Daniel Pimentel
Slaviero: parceria com agências.

Retransmissoras do SBT na região Sul estão buscando uma fatia maior das verbas do mercado publicitário e lançam uma estratégia de divulgação do Sul como o segundo maior mercado consumidor do País. A idéia é mostrar que os três estados, reunidos, possuem um potencial superior ao de países como o Chile e uma oportunidade para anunciantes e agências atingirem suas metas de regionalização.

O SBT é tradicionalmente uma emissora focada no público local. Nacionalmente, possui 368 programas produzidos regionalmente. Só na região Sul, são 92 programas produzidos e veiculados localmente, segundo o diretor comercial nacional da rede, Cláudio Santos. “A vocação do SBT é ter uma linguagem mais próxima do telespectador e por isso oferece uma maior abertura para programas locais”, explica Santos.

Para isso, os três estados integram suas transmissoras para oferecer planos de mídia conjuntamente. Com isso, explica o diretor da Rede SC Marcello Petrelli, agências e anunciantes poderão maximizar o retorno de seu investimento em propaganda. “Queremos dar visibilidade a projetos regionais e oferecer planejamento de mídia para divulgação simultânea nos três estados”, afirma. Para Santos, o investimento na mídia regional complementa o plano de mídia nacional, maximizando os resultados. O vice-presidente da rede SBT, Eugenio Negretti, acredita que a integração dos três estados é positiva. ” O Sul é um mercado muito importante e a união das três transmissoras otimiza contatos com agências e anunciantes e melhora a maneira de trabalhar”, destaca Negretti.

“Temos um mercado consumidor de 25 milhões de pessoas e somos responsáveis por 20% do IPC (Índice de Potencial de Consumo) do Brasil, numa extensão territorial relativamente pequena, de 1,2 mil quilômetros do Chuí ao extremo norte do Paraná. Isso nos dá vantagens competitivas enormes”, destaca Petrelli. Outra vantagem do Sul é a atração de turistas. “Além do nosso público, atingimos ainda consumidores de outras regiões, graças ao potencial turístico da região. É por isso que incluímos grandes eventos na nossa estratégia de mídia simultânea”, explica o diretor regional do SBT no Rio Grande do Sul, João Roberto Brito. Segundo ele, serão dois projetos conjuntos de divulgação – o potencial turístico e a Oktoberfest – e mais três de cada estado, sendo um na área esportiva, um na cultural e outro na empresarial.

Diferenças regionais

A familiaridade do SBT com as diferenças regionais do País é um diferencial competitivo na hora de atrair anunciantes. “Ganhar maior visibilidade das agências e oferecer as melhores oportunidades para dar resultado aos clientes é o objetivo dessa integração”, afirma o diretor de mídia eletrônica do Grupo Paulo Pimentel, Daniel Pimentel Slaviero. O GPP é dono de quatro transmissoras do SBT no Paraná. “Queremos nos tornar parceiros das agências para o melhor resultado para o anunciante”, destaca.

O empresário Sérgio Murad, mais conhecido como Beto Carrero, é um dos parceiros do SBT para a divulgação do parque que mantém em Penha, SC. Ele, que hoje tem mídia nacional no programa infantil da casa e ainda dois quadros na programação, um no Domingo Legal e outro no A Praça é Nossa, complementa seu plano de mídia com ações regionais. “O cliente do Sul é o primeiro para o parque, o Sul é o nosso mercado. Essa iniciativa vai ser muito positiva também para o anunciante”, acredita.

A iniciativa de criação do SBT Sul foi apresentada a agências, anunciantes e para profissionais das transmissoras da rede de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo no último final de semana. Um evento de confraternização reuniu mais de 150 pessoas no Costão do Santinho Resort & SPA, em Florianópolis.

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