A Escola de Belas Artes do Paraná (Embap) e a Pró-Música de Curitiba trazem à capital nesta quinta-feira (28), o pianista Alexandre Dossin. O recital será realizado, às 20h30, no auditório do Museu Oscar Niemeyer. O ingresso é um quilo de alimento não perecível.
Considerado um dos mais brilhantes pianistas brasileiros da sua geração, o gaúcho Alexandre Dossin se apresentou em recitais solo e concertos com orquestras em 15 paises, incluindo Estados Unidos, Rússia, Brasil, Argentina, Japão, Alemanha, Itália, Inglaterra, Suíça e França, entre outros. Foi laureado em importantes concursos internacionais como ?Grand Prix Maria Callas, em Atenas, Grécia?, Mozart International Piano Competition em Salzburg, e vencedor de vários concursos no Brasil.
Considerado pela critica norte-americana ?um mestre do contraste?, ?um pianista de tirar o fôlego?, ?musicalidade em sua forma máxima?, Alexandre Dossin tem se apresentado com freqüência nos Estados Unidos: na temporada 2002 / 2003, fez mais de 25 apresentações como recitalista, solista com orquestra, com conjuntos de câmara, alem de palestras e masterclasses. Durante este mesmo período, foi selecionado para apresentar recital-palestra sobre Edino Krieger no Congresso Nacional do College Music Society, em Kansas City, Missouri e sobre Villa-Lobos no Congresso Regional, em South Bend, Indiana.
Em 2005 apresentou-se na prestigiosa serie ?Dame Myra Hess? em Chicago, resultando em um outro convite para a temporada de 2006. Já tem agendado para 2007 e 2008, recitais, masterclasses e concertos com orquestra em Kansas, Florida e Colorado.
Serviço:
Programa: Après une Lecture du Dante (fantasia quasi sonata Il Penseroso Salve Maria de Jerusalem (Verdi) Il Trovatore (Verdi) II Concert Paraphrase of Ernani (Verdi) Aida-Paraphrase (Verdi) Concert Paraphrase of Rigoletto (Verdi) La Campanella.