Pelo sonho de atuar, Ariela Massoti deixou a cidade de Três Passos, no interior do Rio Grande do Sul, e se mudou para São Paulo. Por amor a um garoto, Bárbara, personagem da atriz em Alta Estação, da Record, deixa a casa dos pais em Diamantina, Minas Gerais, e se muda para o Rio de Janeiro. ?Ela se parece um pouco comigo. Me identifico com a história dela?, confirma a atriz, comparando as paixões que a movem na realidade e na ficção.
Quando foi chamada para fazer o teste para a novela ?teen? da emissora, Ariela não imaginava que seria para o papel da protagonista. ?No dia em que me ligaram para contar, levei um susto. Mas adorei?, confessa. Junto com a surpresa, veio também uma ponta de insegurança. Afinal, esse é o primeiro grande papel de destaque na tevê. ?No começo, estava apreensiva. Mas agora, vendo que o resultado está legal, não tenho mais receio?, garante.
Antes de integrar o elenco de Alta Estação, Ariela viveu a romântica Brenda Lee, na novela Bang Bang, da Globo. Depois, em Malhação, fez uma participação que durou apenas uma semana. Mas apesar de esse ter sido um trabalho curto, a atriz o considera importante para sua trajetória, pois a realidade da personagem, de nome Clarinha, diferia completamente de tudo o que ela conhecia. ?Era uma mãe jovem, que tinha um filho de 2 anos para cuidar. Esse papel me exigiu muito como atriz?, justifica.
Apesar de seu primeiro trabalho na tevê ter acontecido só em 2005, quando já tinha 20 anos, o teatro entrou em sua vida ainda na infância. ?Quando era criança, já representava algumas peças no sul?, valoriza. Mas como na região as chances de atuar eram bastante raras, a moça não pensava que pudesse fazer de sua paixão uma profissão. ?Imaginava que seria veterinária, porque sempre amei bichos?, revela. Foi na adolescência, no entanto, que um curso de modelo começou a mudar o seu destino. ?Uma agência me contratou e me transferi para São Paulo?, conta.
A questão é que a maratona de testes para fotos e campanhas não agradou e, no período de um ano, ela viu que a carreira de modelo não era o que queria. ?Éramos maltratadas. Eu ficava um dia inteiro em uma fila para depois ouvir que não tinha o perfil e me mandarem embora antes de fazer o teste?, protesta. Foi aí que a jovem garota tomou a decisão de correr atrás de seu objetivo. ?Não ia correr atrás do meu sonho? Fui investir no teatro?, explica.
Depois de estudar em alguns cursos de teatro, trocou em 2005 a capital paulista pelo Rio de Janeiro, onde cursou a oficina de atores da Globo. E Ariela nunca mais deixou de atuar. Claro que continua fazendo muitos testes e já levou alguns ?nãos?. ?Para ser atriz também é preciso esperar, ter paciência. Mas é algo de que gosto, então não me importo?, enfatiza. E nem mesmo o ritmo intenso de gravações diminui sua empolgação. ?Estamos gravando aos sábados, domingos, até muito tarde. Mas como é minha paixão, acho divertido?, minimiza.
A perseverança e o ânimo de Ariela estão dando bons resultados. Como se não bastasse a vaga de protagonista da novela da Record, a emissora já avisou que pretende fazer de Alta Estação um projeto com duração de quatro anos. ?Por enquanto estou pensando apenas na primeira temporada?, apressa-se em dizer. Mas ela não esconde que torce por uma longa vida para o folhetim. ?Se rolar por todo esse tempo vai ser ótimo. E acredito, sim, que esse projeto vai dar muito certo?, prevê Ariela que, pelo menos inicialmente, tem contrato de um ano assinado com a Record.