Os espetáculos da Companhia Manoel Kobachuk estarão em cartaz durante o mês de janeiro no Teatro de Bonecos Dr. Botica. A programação especial de férias reúne seis espetáculos da companhia em apresentações de terça a domingo. Será um mês de várias opções para quem pretende frequentar o teatro durante as férias. No dia 15 de janeiro, acontece a tradicional festa do Dr. Botica, com balões, banda de palhaços e um dragão gigante.
A primeira peça a entrar em cartaz será Surpresa, um dos mais premiados espetáculos da companhia, que conquistou os prêmios Gralha Azul de Melhor Espetáculo Infantil, Texto e Direção, em 1998. Surpresa, que tem apresentações nos dias 4, 5 e 6 de janeiro, reúne várias histórias que saem de pequenas caixas que, de repente, se transformam em cenários.
O segundo espetáculo da programação especial será Música Brasil, nos dias 7, 8 e 9, um musical que envolve várias técnicas de manipulação de bonecos para retratar os ritmos brasileiros. Em seguida, nos dias 11, 12 e 13 de janeiro, sobe ao palco do Dr. Botica a peça Tainahakã, A Estrela Vésper, que explora os mitos indígenas e já representou o Brasil em vários festivais europeus. A peça, que sofreu uma série de alterações para a nova temporada, estará em cartaz nos dois últimos finais de semana do mês no Rio de Janeiro.
O quarto espetáculo de janeiro será Boti no Planeta Água, em cartaz nos dias 14, 15 e 16. O trabalho também rendeu inúmeras premiações à companhia curitibana que é conhecida pelo apuro técnico em suas produções. Boti recebeu sete indicações para o prêmio Gralha Azul em 2003 e conquistou os troféus de Adereços, Cenário e Iluminação. A peça conta a história de um pequeno boto que vê o rio em que vive ameaçado pela poluição da cidade e recebe a ajuda de duas crianças para salvá-lo.
Depois é a vez das lendas folclóricas do Paraná ganharem espaço com a peça Menino vou te contá, em cartaz nos dia 18 e 19. A peça apresenta o fandango, o boi-mamão, Nhô Belarmino e Nhá Gabriela e cantigas populares, num resgate ao universo popular paranaense.
A última produção da Companhia Manoel Kobachuk a se apresentar na programação especial de férias é Pai do Mato. Trata-se de uma homenagem ao folclore brasileiro através da figura do mitológico Curupira, protetor das florestas. A peça fica em cartaz nos dias 20, 21, 22, 23 e 24, com sessões às 15 e 17h.
Produções convidadas
Para encerrar o mês de janeiro o espaço convidou a Ti Bi Ribão, sob direção do ator e dançarino Ivan Araújo, para estrear o espetáculo A Cigarra e a Formiga, uma adaptação da fábula de Esopo, para todas as idades. A Cigarra e A Formiga fica em cartaz de 25 a 27 de janeiro, às 15h e 17h. A segunda Companhia convidada é a Rasgateatro que apresentará A Bela Adormecida da Floresta. O clássico infantil é transportado para algum lugar do Brasil, onde um bobo, seu ajudante e a Guardiã das Histórias apresentam a trama da princesa que dormiu cem anos e desperta para o amor de seu príncipe encantado. A companhia se apresenta de 28 a 30 de janeiro.