De 16 a 20 de agosto, a Mostra Brasileira de Teatro Transcendental mantém a tradição de levar o melhor da arte teatral nacional ao Ceará. São esperadas mais de 10 mil pessoas nos cinco dias da mostra, em que o palco do Theatro José de Alencar, patrimônio histórico e cultural de Fortaleza, recebe seis peças representantes de cinco estados brasileiros. Além das peças, a mostra promove workshops com a participação do público e ainda apresenta espetáculos gratuitos em bairros da periferia de Fortaleza e Região Metropolitana. Esta é mais uma ação social que permite o acesso de um número cada vez maior de pessoas ao evento.

continua após a publicidade

Este ano conta com dois nomes de peso, o ator Raymundo de Souza e Paulo Goulart Filho, em O mistério do sobrado, que abre a mostra no dia 16 de agosto.

Vale lembrar que o movimento de Teatro Transcendental é pioneiro no Brasil e inédito no mundo. No ano passado, a peça Brasil, Mensageiro da paz com Carlos Vereza foi um sucesso. E o evento cresce a cada ano e reflete mais que uma tendência artística, é também um espelho comportamental do que o público procura na própria cultura.

Como ignorar um movimento que angariou 30 mil pessoas (um recorde para centenário Theatro José de Alencar) em três edições? O que há por trás deste tema, metafísico, que as pessoas buscam tanto no cinema, quanto na TV e agora no teatro? Mesmo fora do eixo Rio-SP, em três anos de existência, a mostra arrecadou R$ 240 mil reais e 27 toneladas de alimentos em prol de quinze instituições. 

continua após a publicidade