Rara oportunidade de ouvir música como se deve foi proporcionada a poucos privilegiados anteontem em São Paulo, a convite da gravadora Trama para vários repórteres. Em pauta, um dos discos brasileiros mais venerados de todos os tempos: Elis & Tom. Gravado entre 22 de fevereiro e 9 de março de 1974, em Los Angeles, EUA, o encontro histórico da cantora maior com o superlativo compositor ganha reedição remixada em duas versões, CD e DVD Áudio. Em embalagem especial na primeira tiragem de 20 mil (metade para o exterior), o produto chega às lojas nesta semana com o preço sugerido pela gravadora Trama de R$ 51,90.
A qualidade do material restaurado impressiona. A diferença entre a versão anterior em CD com as atuais é significativa, mais do que a transição do LP para o compact disc. O responsável pela reconstrução do álbum é o músico César Camargo Mariano, ex-marido de Elis Regina (1945-1982). Arranjador do LP original, foi ele quem promoveu uma guinada qualitativa na carreira discográfica da cantora. Mariano, como Tom Jobim (1927-1994) costumava chamá-lo, procurou reconstituir o clima do estúdio em Los Angeles e a disposição dos músicos na hora da gravação.
Algumas faixas estão um pouco mais longas. “A gente não gravava fazendo fade out na hora. O técnico é quem fazia depois. Chegava uma hora que os músicos terminavam a parte escrita do arranjo e começavam a improvisar, brincar. Era nessa hora que todo mundo ficava mais à vontade, o som rolava mais solto”, lembra Mariano.
Naturalmente, a audição no estúdio da Trama está fora da realidade da maioria dos mortais. Mesmo quem tem equipamento sofisticado não está livre da interferência dos ruídos externos. “Por isso, testamos o disco em diversos aparelhos caseiros, desde o mais vagabundo até os que têm mais recursos”, diz João Marcello Bôscoli, filho mais velho de Elis e um dos diretores da Trama. Num aparelho de DVD comum com sistema 5.1 o efeito não é o mesmo, mas é muito próximo.
Elis & Tom foi gravado em três dias em Los Angeles. O trabalho de recuperação levou quatro meses. “Se tivesse sido gravado no Brasil, talvez não tivéssemos a mesma sorte”, diz Bôscoli. O produtor e a Trama trabalham agora na restauração de programas de televisão com Elis, como o Ensaio, da Cultura, e o registro da gravação de Elis & Tom, de propriedade da Bandeirantes. Os programas saem em DVD no início de 2005.