Eliana Kertesz realiza exposição em SP

d8a.jpgA artista plástica baiana Eliana Kertesz, uma das mais importantes escultoras brasileiras da atualidade, completa 10 anos de carreira partindo do contraponto da estética moderna e criando as Gordas. Eliana, que se posiciona e se firma no cenário artístico pela força criativa e principalmente pela coerência de uma estética própria, realiza exposição em São Paulo de 15 a 30 de março, na Galeria Spazio Surreale, nos Jardins.

Conhecida no cenário artístico e intelectual por criar apenas esculturas de gordas, Eliana justifica sua preferência: "Volumes, curvas, abundância, exagero e fartura. Assim que nascem minhas gordas. São generosas, sensuais e extravagantes". Formada em administração, a artista plástica fez carreira no setor público e na política da Bahia, foi secretária de Educação e Cultura e vereadora de Salvador.

d8b.jpg"Minha formação artística se resume a uma breve passagem pela Escola Belas Artes da Bahia, onde freqüentei apenas um mês de aula. Mais tarde, na década de 70, completei o curso básico na recém-criada Escola de Artes Visuais no Parque Lage, dirigida pelo artista Rubens Gerchman", e completa: "Fora isso tive somente o aprendizado doméstico e um olhar curioso para todas as formas e cores do meu dia-a-dia".

d8c.jpgComo um desafio na carreira, Eliana idealizou o monumento As meninas do Brasil, proposta sugerida à Prefeitura de Salvador. Desde dezembro de 2004, as esculturas estão expostas em Ondina, Salvador. "Este monumento é uma homenagem às três raças do Brasil – negra, branca e índia. São elas Damiana, Mariana e Catarina que, em nome da Bahia, saúdam o Brasil e o mundo com alegria e paz". Fundidas em bronze, as esculturas possuem, em média, três metros de altura cada uma e já podem ser consideradas um cartão-postal da cidade.

d8d.jpgA artista empresta significação e identidade a cada uma das personagens que desenvolve, sempre de formas arredondadas. Em barro, bronze, resina, fibra, alumínio ou pedra, elas expressam a arte de Eliana – uma maneira de ver o mundo e manifestar irreverência à ditadura da beleza magra. Para a exposição em São Paulo, Eliana já seleciona cerca de 20 das suas peças em bronze e resina.

Entre as últimas exposições e prêmios de Eliana Kertesz, estão a V Bienale di Roma, onde foi agraciada em 2004 com a terceira colocação na categoria esculturas; os 10 anos de Escultura, em Salvador, e na Costa do Sauípe; o Prêmio Primavera, em São Paulo; e o Arte Salvador 450 anos, em Portugal e China. Recentemente, o Selo Editorial Rodin Bahia lançou a obra Gordas, de Eliana Kertesz, sobre a vida e trabalhos da artista.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo