O presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, comemorou o sucesso do evento. “Este foi apenas o primeiro evento de um novo carnaval em Curitiba. E pela energia de quem participou, já dá pra ter certeza de que será um sucesso. O Carnaval volta a alimentar a alma de Curitiba”, disse Cordiolli.
Entre os critérios de avaliação para a eleição do Cortejo Real do Carnaval de Curitiba 2014 estavam simpatia, ritmo e desenvoltura e a beleza da rainha e princesas. A mesa do júri reuniu dez pessoas, entre elas os vereadores Julieta Reis, Pedro Paulo e Professora Josete. Completaram a relação de jurados os seguintes integrantes da Fundação Cultural de Curitiba: Sonia Zanetti, diretora administrativa e financeira e Nivaldo Vieira Lourenço, chefe de gabinete; os administradores das Regionais CIC e Bairro Novo Tom Vargas e Pedro Claiton; Também julgaram os concorrentes a eterna rainha do carnaval de Curitiba, Marcinha, o ator, diretor e produtor Isidoro Diniz, Brenda Santos representando o Fórum Paranaense de Religiões de Matrizes Africanas e Rede Puxirão de Comunidades Tradicionais e o Diretor da Aliança Francesa, Christian Dejour.
A escolha do Cortejo Real foi apenas o primeiro evento do carnaval curitibano deste ano. Agora, o Rei Momo, a Rainha e as Princesas passam a representar o carnaval da cidade, animando os ensaios das escolas de samba, os bailes populares e o desfile das escolas de samba de Curitiba Marechal Deodoro que acontecerá no dia 1º de março.
Realização e apoios
O Carnaval 2014 é uma realização da Prefeitura Municipal de Curitiba, da Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), com o apoio da Câmara Municipal de Curitiba e da Associação Comercial do Paraná, através do Programa Centro Vivo.