Emanuel Bomfim, diretor artístico da Eldorado FM e apresentador da Rádio Estadão, senta-se no sofá do sexto andar do prédio do Grupo Estado para falar mais um pouco sobre música no começo da tarde de sexta-feira, 14. Jornalista e fã de Wilco, Bomfim está prestes a estrear um novo projeto na rádio transmitida no dial 107,3.

continua após a publicidade

Nesta segunda-feira, 17, toda a programação da Eldorado será dedicada à música popular brasileira. Da nova e da clássica, sem distinção. “Normalmente, 30% da nossa programação é dedicada à música nacional. Queria aumentar isso”, explica.

A partir das 6h, começa uma programação especial Dia da Música Popular Brasileira, ancorada na efeméride de nascimento de Chiquinha Gonzaga, nascida em um 17 de outubro de 1847. O especial também celebra o Prêmio Visa, que chegou ao fim há dez anos. “Foi um prêmio importante para a música brasileira. E mostra como a rádio já estava ligada a esse tema.”

continua após a publicidade

Segundo Bomfim, um dia inteiro dedicado à música brasileira vai ao encontro do direcionamento tomado pela Eldorado recentemente, com a adição de Roberta Martinelli à programação da emissora. Há três meses frente ao Som a Pino, a jornalista e colunista do Caderno 2 traz o fino da nova música nacional diariamente, das 12h às 13h, na programação da rádio. “Há algum tempo, estamos tentando iniciar um diálogo maior com novos artistas brasileiros, aumentar a carga de música brasileira e a Roberta tem um contato muito próximo com essa cena”, diz Bomfim. “Foi uma grande chance de nos aproximarmos desses artistas.”

continua após a publicidade

Diante da programação especial dedicada justamente ao nicho que Roberta costuma cobrir em seu programa, a também apresentadora do programa Cultura Livre, da TV Cultura, ampliará o Som a Pino. Em vez de um convidado, dois. Roberta conversará com Céu e Anelis Assumpção, filha de Itamar, para debater a hereditariedade de ambas as artistas na música e os novos tempos, novos discos, novas tendências. “A música brasileira é o meu dia a dia”, explica ela. “Por isso, teremos duas convidadas. Quero falar sobre música brasileira, não somente sobre o trabalho delas. As duas artistas têm famílias bastante musicais e elas cresceram com isso. Podemos cobrir um enorme pedaço do que foi a música brasileira, de antes e do presente.”

Para homenagear o Prêmio Visa, no horário nobre das 20h, a Eldorado terá três vencedores do histórico prêmio para comentar a importância do mesmo e a trajetória deles depois da vitória. São eles os músicos André Mehmari, Mônica Salmaso e Dante Ozzetti.

Nas três últimas horas da programação, a Eldorado FM abre suas linhas para os ouvintes escolherem as suas músicas brasileiras favoritas. “Será a vez do público dizer aquilo que eles querem ouvir com o A Voz dos Melhores Ouvintes”, conta Bomfim. Ao longo do dia, pequenas pílulas entrarão no ar com o Música Particular Brasileira, uma divertida brincadeira com a sigla MPB. Nela, artistas pedirão a música brasileira mais importante para eles. “Não estamos falando da mais importante em questões históricas. É o critério afetivo, mesmo”, completa Bomfim.

Programação

Sunrise, às 6h

A programação especial da Eldorado FM tem início com Rose de Oliveira. Em uma hora, ela traça um panorama do rock nacional

Conecta, às 7h

O programa conecta a música popular brasileira com a literatura, o cinema e a tecnologia

Canta Brasil, às 10h30

Episódio especial mostra músicos estrangeiros apaixonados pela música brasileira

Diversão, às 11h

Uma hora de músicas gravadas em versões exclusivas para a Eldorado FM

Som a Pino, às 12h

Roberta Martinelli bate papo com as cantoras Céu e Anelis Assumpção

Reserva, às 16h

Programa promete mostrar quais são os mestres da música brasileira ao longo da história

Rádio Blog, às 17h

André Gois recebe Chico César e Dani Black na primeira parte do programa e, depois, Maurício Pereira e Tim Bernardes

Prêmio Visa,

10 Anos Depois, às 20h

Bate-papo com os três primeiros vencedores, André Mehmari, Mônica Salmaso e Dante Ozzetti

A Voz dos Melhores Ouvintes, às 21h

Pedidos dos ouvintes

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.