?Tempo e Terra? é o nome da exposição da artista plástica de Toledo, Edy Maria Braun (Tayaa), que estará aberta para visitação no Museu de Arte de Cascavel (MAC) de 02 a 30 de julho. O evento é uma realização da Prefeitura de Cascavel, através da Secretaria da Cultura.
São 30 peças em relevo com massa acrílica e tinta acrílica, cujo elemento principal é o pinheiro do Paraná. ?Na verdade, é uma crítica à devastação e um alerta à sobrevivência humana no planeta?, explica a artista. Os trabalhos, segundo ela, são resultado de uma longa pesquisa como professora de Estética no Curso de Filosofia da Universidade Estadual do Oeste (Unioeste/Toledo) e transitam entre o figurativo e o abstrato. ?É uma construção autodidata?, resume.
Para a artista, toda a sua criação é expressão do conhecimento acumulado ao longo dos anos como professora, artista e muralista. ?Eu gosto de trabalhos que estejam a serviço da consciência social crítica. Acredito que através da verdadeira arte é possível desconstruir, no plano da subjetividade, as alienações que imobilizam a condição humana?, diz.
Com este modo peculiar de ver o mundo, Edy ? que adotou o nome Tayaa para homenagear seu passado italiano ? faz uma desconstrução para depois reconstruir, selecionar e reelaborar o seu trabalho, sempre de maneira singular. ?Através da arte é possível desenvolver a percepção e a imaginação, apreender a realidade do meio ambiente, desenvolver a capacidade crítica, permitindo analisar a realidade percebida e desenvolver a criatividade de maneira a mudar a realidade que foi analisada?, explica.
SERVIÇO
Evento: Exposição Tempo e Terra
Data: 02 a 30 de julho
Local: Museu de Arte de Cascavel (MAC)
Horário de visitação: A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 19 horas e aos sábados, das 9 às 13 horas.
Informações: através do telefone (45) 3321-2109
