“Educação” estreia com três indicações ao Oscar

O escritor inglês Nick Hornby sabe como criar personagens que transitam entre o tédio e as coisas boas da vida. Daí o sucesso de títulos como “Alta Fidelidade” (2000) e “Um Grande Garoto” (2002), ambos contando a história de dois homens aparentemente irresistíveis, mas que precisam encontrar um sentido para a vida.

O mesmo ocorre em “Educação”, que estreia hoje só que, desta vez, o personagem principal é uma menina, a adolescente Jenny (interpretada por Carey Mulligan).

Indicado a três prêmios Oscar – nas categorias de Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Filme e Melhor Atriz – o longa é adaptado por Hornby das memórias da jornalista Lynn Barber, publicado originalmente na revista literária Granta.

O longa tem direção da dinamarquesa Lone Scherfig e é a primeira vez que o autor britânico escreve uma adaptação para o cinema de um outro texto, que não o seu.

O filme conta a história da brilhante estudante Jenny, de 16 anos, prestes a entrar a universidade de Oxford. Vivendo no início da década de 60, pós Segunda Guerra e pré-Beatles, a menina é educada sob as rígidas regras morais da Inglaterra. Seu pai, interpretado por Alfred Molina, vê na filha o futuro da família, até que ela se apaixona por David (Peter Sarsgaard), que tem por volta de 30 anos.

Inteligente, a menina vive em um indescritível tédio aguardando até que a idade adulta chegue, pois é apaixonada pelas coisas boas da vida. Gosta de canções francesas e sonha em se mudar para Paris, onde tudo parece acontecer. Ao encontrar David, um homem rico, ela vê abrir diante de si as portas para a felicidade.

Apesar de não ter a mesma cultura que a jovem, David sabe bem como se divertir levando a garota a leilões de artes, a salões de baile e até mesmo a Paris. Ingênua, ou não, Jenny deixa-se seduzir sem perceber com quem estava lidando.

Afinal, apesar de suas insistentes perguntas, não se sabe como ele ganha dinheiro para sustentar tanto luxo. Ao ter de escolher entre a educação formal e os prazeres da vida, a menina se vê em um dilema difícil de lidar. As informações são do Jornal da Tarde.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna