Entre os dias 17 a 21 de maio, alunos dos projetos Pré-Profissional e de Dança Masculina desenvolvidos pela Escola de Dança do Teatro Guaíra (EDTG), ocuparão o palco do Guairinha durante a Mostra de Dança 2006 – EDTG 50 Anos. O evento propiciará aos estudantes a oportunidade de se apresentarem ao público, mostrando através dos espetáculos aquilo que aprenderam em sala de aula. A entrada é franca. 

continua após a publicidade

O primeiro dia constará de variações: "Pas de Troix do ‘Lago dos Cisnes’", "Arlequinade", "A Escrava e o Mercador", "Corsário", "Pas de Troix do ‘Corsário’", "Paquita", "Universos Paralelos", "Raymonda", "Cisne Negro", "La Fille Mal Gardée", "Pas Paysan", "No Palácio do Príncipe Dragão", "Compose", "A Bela Adormecida", "Com Medo De?…", "De Onde" e "Tríade". As remontagens são assinadas por Lucilene Almeida, Debora de Lara, Carla Reinecke e coreografia de Marila Velozzo. 

Nos dias 18 e 20 os rapazes do Projeto Dança Masculina apresentam duas coreografias assinadas por Jair Moraes: "Ponto de Partida" e "Ecos de uma Civilização". Dias 19 e 21 tem "Coppélia", remontagem de Lucilene Almeida sobre a obra clássica de Clément Philibert Léo Delibes, considerado o maior compositor francês de música para balé.

EDTG

continua após a publicidade

A Escola de Danças do Teatro Guaíra é o corpo estável mais antigo do CCTG. Criada em 1956 para preparar bailarinos profissionais para o Corpo de Baile do Teatro Guaíra, foi além dessa finalidade, tornando-se referência como celeiro de artistas com projeção nacional e internacional.

O Projeto Pré-Profissional foi criado em 1983 para possibilitar experiência artística aos alunos. O projeto de Dança Masculina tem por objetivo atrair talentos para a dança, através de um trabalho acelerado e diferenciado, voltado para o corpo masculino, tendo como base a dança clássica e contemporânea e coreografias específicas para homens.

continua após a publicidade

Recentemente os alunos da escola destacaram-se no festival "Rio do Sul em Dança", promovido pelo município catarinense de Rio do Sul. Na modalidade Ballet Clássico de Repertório (Variação Feminina – Sênior), conquistou o segundo lugar com "Coppélia" e o terceiro lugar com "O Corsário". 

Na modalidade Ballet Clássico de Repertório – Variação Feminina, categoria Júnior, as jovens bailarinas ocuparam os três primeiros lugares, respectivamente com: "Arlequinade", "A Bela Adormecida", "La Fille Mall Gardée". Na categoria Avançado, o grupo do Projeto Pré-Profissional, conquistou o segundo lugar com a apresentação de "Raymonda" e na categoria Sênior, também o segundo lugar com "Arlequinada". Em Dança Contemporânea, na categoria Sênior (Duo), obteve o segundo lugar com "Paralelos".

Serviço:
Mostra de Dança 2006 – EDTG 50 Anos, no Guairinha. Dia 17, às 20h30: "Mostra de Variações"; dias 18 e 20, às 20h30: "Ponto de Partida" e "Ecos de uma Civilização", com grupo de dança masculina; dias 19 às 20h30 e 21 às 18 horas, "Coppélia". Entrada franca.