Há tempos Edson conquistou seu espaço no mercado europeu, isso após ter firmado seu talento no mercado brasileiro. No período de abril a dezembro o cantor excursionará pela Europa, intercalando dois formatos de shows.
Em um dos formatos Edson prestigia com a sua voz o premiado trio alemão Klazz Brother, composto por Kilian Forster, Tobias Forster e Tim Hahn, com quem gravou o recém-lançado Klazz meets the Voice, pela Sony/BMG Alemã. No espetáculo eles misturam jazz, música erudita e popular. O grupo foi indicado em 2005 para o Grammy e acaba de ganhar pela segunda vez o Echo, maior prêmio da indústria fonográfica alemã, na categoria crossover clássico.
O outro formato é de piano e voz, ao lado do pianista alemão Broder Kuhener, o fenômeno da voz faz um mix de sucessos de sua carreira e passeia pela ópera de Mozart, pela bossa nova de Tom Jobim, pelo pop de Madona e Michael Jackson e muitos outros ritmos. É neste segundo formato que fará sua estréia na Inglaterra, no Brighton Festival, entre os dias 12, e 15 de maio. Mas, devido a grande procura por parte do público os ingressos foram esgotados em março, dois meses antes da apresentação, o que abriu especulações para novas apresentações.
O contratenor foi considerado pela mídia local principal atração do evento, apesar de o festival contar com a presença do provável sucessor de Tony Blayr, o político Gordon Brown, que fará palestra com o tema ?O homem por trás da política?.