Francis Bacon-da Magia à Ciência, do italiano Paolo Rossi, foi traduzido por Aurora Fornoni Bernardini e publicado em co-edição pelas editoras da Universidade Estadual de Londrina e da Universidade Federal do Paraná. A tradução vai permitir o acesso do leitor brasileiro a esta obra fundamental do historiador italiano Paolo Rossi – Francesco Bacone: Dalla magia alla scienza.
O livro de Rossi apresenta o pensamento do político e filósofo renascentista inglês, Francis Bacon, o qual destacou-se com uma obra onde a ciência era exaltada como benéfica para o homem na proposta do seu Novum Organum.
Desta forma, o trabalho de Rossi, que se utilizou de todos os textos filosóficos de Bacon, é o resultado de uma série de pesquisas iniciadas em 1951, sobre alguns problemas que dizem respeito ao ambiente cultural em que a Filosofia de Bacon originou-se e operou em profundidade. Neste estudo, destaca que Bacon jamais aceitou a imagem do mundo como ?imagem vivente de Deus?, salientando sua mais conhecida premissa: ?Deus é semelhante apenas para si mesmo, para além de qualquer metáfora?.
Dos seis capítulos que compõem o livro, o primeiro é dedicado a um exame das influências exercidas sobre Bacon pela tradição mágico-alquímica; da polêmica baconiana contra a dita tradição; do peso que veio a exercer sobre o conceito que ele tinha da ciência e sua avaliação das artes mecânicas.
Mais informações sobre o livro podem ser obtidas pelos telefones (43) 3371-4673 e (41) 3361-3381.
Serviço:
Francis Bacon-da Magia à Ciência – Paolo Rossi; Tradução: Aurora Fornoni Bernardini; Eduel/Editora da UFPR. Preço – R$ 80,00. 447 páginas.