Até o dia 23 de abril a organização do Putz – Festival Universitário de Cinema e Vídeo de Curitiba recebe material para a edição 2010. O evento reúne a produção de universitários brasileiros.
Os filmes serão exibidos dentro de três categorias: oficial (ficção, documentário, animação e vídeos experimentais), videoclipe e trash. A coordenação do festival espera aproximadamente 300 inscrições de estudantes do Brasil inteiro, como aconteceu em anos anteriores.
Para a mostra oficial, os trabalhos devem ter até 25 minutos de duração e finalização a partir de janeiro de 2008. Os requisitos para as categorias videoclipe e trash são filmes de até 10 minutos, finalizados a partir de janeiro de 2007. “Participam do Putz apenas acadêmicos, mas não são apenas os mais jovens.
Quem está voltando a estudar, que está fazendo um segundo curso também produz filmes e os inscreve no festival”, comenta Letícia Fontanella, coordenadora do evento. De acordo com ela, o público do Putz abrange principalmente quem produz e quem gosta de cinema.
Até o ano passado, o festival possuía oito categorias, incluindo vídeos jornalísticos e os trabalhos ligados diretamente à comunicação social. No entanto, a organização decidiu focar o festival em três categorias.
A mostra oficial reúne diferentes gêneros. Outra categoria, a trash, chama bastante atenção. “Desde o início o Putz trabalhou com o trash. É o único festival universitário do País com esta categoria”, explica Fontanella.
O festival foi criado no ano 2000 pelos estudantes do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná para a exibição dos vídeos produzidos por eles mesmos.
A proposta ganhou corpo e, em 2004, o festival foi aberto para a comunidade universitária de todo o País. Durante o evento, além da mostra com os filmes, ocorrem palestras e bate-papo sobre cinema e vídeo com especialistas. O mesmo deve acontecer na edição deste ano, a sétima desde a criação do festival.
A exibição dos filmes e as outras atividades estão programadas para o período entre 25 e 30 de maio. Informações sobre o evento e regulamento de participação no site www.putz.ufpr.br.