A maior maratona teatral brasileira está prestes a começar. Entre os dias 16 e 26 de março, o Festival de Teatro de Curitiba ? Edição 2006 apresentará 228 espetáculos, além de cursos, oficinas, lançamentos de livros e tantas outras atividades que marcam a movimentada programação do evento desde 1992.

continua após a publicidade

Das 228 montagens, 19 fazem parte da Mostra de Teatro Contemporâneo (8 do Rio de Janeiro, 7 de São Paulo, 2 de Minas Gerais, 1 de Santa Catarina e 1 do Paraná),  que apresenta quatro estréias nacionais. São elas Amores Surdos (Grupo Espanca!, Minas Gerais), Fala Zé (monólogo estrelado por José de Abreu), Hércules (montagem conjunta das companhias paulistanas Parlapatões e Pia Fraus) e Mirandolina (da Ator Cômico Produções Artísticas, de Curitiba). Outros 41 espetáculos (28 provenientes de Curitiba) serão mostrados pela primeira vez durante os 11 dias de festival, dentro do Fringe.

Completam a grade da Mostra de Teatro Contemporâneo: A Descoberta das Américas, A Mulher Desiludida, Bakulo ? Os Bem Lembrados, …E o Céu Uniu Dois Corações, Hygiene, Nossa Casa de Boneca, O Amor Imortal de Antonio e Cleópatra, O Auto do Circo, Oração para um Pé de Chinelo, Otelo da Mangueira, Prego na Testa, Rastro de Luz ? Molly Sweeney, Sonho de um Homem Ridículo, Um Homem É um Homem e Werther.

O Paraná lidera o ranking de participações neste FTC 2006. Ao todo, são 122 peças contra 48 de São Paulo, 31 do Rio de Janeiro e 18 de Minas Gerais. Os outros estados brasileiros que compõem a grade de apresentações são Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Pará, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do Distrito Federal. Portugal participa com um título, Lost in Space.

continua após a publicidade

Multiplicidade de gêneros

Como é comum em toda edição do Festival de Teatro de Curitiba, o menu de opções para o público é bastante variado. Na programação, há espetáculos de todos os gêneros, mas a supremacia da comédia se confirma mais uma vez: são 87 comédias adultas e infantis, contra 69 dramas e 20 tragicomédias. Além disso, dança, teatro documental, romances, circo, teatro do absurdo, horror, performances, humor negro, suspense, obras poéticas, nonsense e improvisações são outras classificações encontradas entre as mais de duas centenas de atrações.

continua após a publicidade

Algumas delas, por sinal, não dependem da presença de dinheiro no bolso do público. Há 27 espetáculos de rua gratuitos, a maioria deles com apresentações marcadas para a Rua XV, Ruínas de São Francisco e Largo da Ordem. Além das performances ao ar livre, o público que resolver embarcar no FTC 2006 também poderá assistir a outros dois espetáculos ?na faixa?: o circense Cabaré de Varieté (que estará em cartaz no Trip Circo Experimental), e o drama Sobre Outdoors e o Fim do Mundo (com sessões na Casa Vermelha).

Em resumo, uma programação que tem tudo para agitar a capital paranaense mais uma vez.