A maior maratona teatral brasileira está prestes a começar. Entre os dias 16 e 26 de março, o Festival de Teatro de Curitiba ? Edição 2006 apresentará 228 espetáculos, além de cursos, oficinas, lançamentos de livros e tantas outras atividades que marcam a movimentada programação do evento desde 1992.
Das 228 montagens, 19 fazem parte da Mostra de Teatro Contemporâneo (8 do Rio de Janeiro, 7 de São Paulo, 2 de Minas Gerais, 1 de Santa Catarina e 1 do Paraná), que apresenta quatro estréias nacionais. São elas Amores Surdos (Grupo Espanca!, Minas Gerais), Fala Zé (monólogo estrelado por José de Abreu), Hércules (montagem conjunta das companhias paulistanas Parlapatões e Pia Fraus) e Mirandolina (da Ator Cômico Produções Artísticas, de Curitiba). Outros 41 espetáculos (28 provenientes de Curitiba) serão mostrados pela primeira vez durante os 11 dias de festival, dentro do Fringe.
Completam a grade da Mostra de Teatro Contemporâneo: A Descoberta das Américas, A Mulher Desiludida, Bakulo ? Os Bem Lembrados, …E o Céu Uniu Dois Corações, Hygiene, Nossa Casa de Boneca, O Amor Imortal de Antonio e Cleópatra, O Auto do Circo, Oração para um Pé de Chinelo, Otelo da Mangueira, Prego na Testa, Rastro de Luz ? Molly Sweeney, Sonho de um Homem Ridículo, Um Homem É um Homem e Werther.
O Paraná lidera o ranking de participações neste FTC 2006. Ao todo, são 122 peças contra 48 de São Paulo, 31 do Rio de Janeiro e 18 de Minas Gerais. Os outros estados brasileiros que compõem a grade de apresentações são Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Pará, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do Distrito Federal. Portugal participa com um título, Lost in Space.
Multiplicidade de gêneros
Como é comum em toda edição do Festival de Teatro de Curitiba, o menu de opções para o público é bastante variado. Na programação, há espetáculos de todos os gêneros, mas a supremacia da comédia se confirma mais uma vez: são 87 comédias adultas e infantis, contra 69 dramas e 20 tragicomédias. Além disso, dança, teatro documental, romances, circo, teatro do absurdo, horror, performances, humor negro, suspense, obras poéticas, nonsense e improvisações são outras classificações encontradas entre as mais de duas centenas de atrações.
Algumas delas, por sinal, não dependem da presença de dinheiro no bolso do público. Há 27 espetáculos de rua gratuitos, a maioria deles com apresentações marcadas para a Rua XV, Ruínas de São Francisco e Largo da Ordem. Além das performances ao ar livre, o público que resolver embarcar no FTC 2006 também poderá assistir a outros dois espetáculos ?na faixa?: o circense Cabaré de Varieté (que estará em cartaz no Trip Circo Experimental), e o drama Sobre Outdoors e o Fim do Mundo (com sessões na Casa Vermelha).
Em resumo, uma programação que tem tudo para agitar a capital paranaense mais uma vez.