Foto: Divulgação

Darcy era um grande intelectual.

continua após a publicidade

?Eu sou um homem de fazimentos.? Era com esta frase que Darcy Ribeiro gostava de se definir. Na verdade, ele era muito mais: um grande intelectual, antropólogo, professor, educador, político, escritor e, acima de tudo, um nacionalista, apaixonado pelo Brasil. Se estivesse vivo, Darcy Ribeiro completaria agora em outubro 85 anos. Para marcar a data, a FBL Criação e Produção lança um importante documentário sobre sua vida, pensamento e obra: o DVD Darcy Ribeiro – o guerreiro sonhador. O lançamento oficial será no Rio de Janeiro, na festa anual realizada pela Fundação Darcy Ribeiro, na data de seu aniversário: dia 26 de outubro.

A produção faz parte da série Grandes brasileiros, que a FBL Criação e Produção, de Fernando Barbosa Lima e Rozane Braga, vem produzindo. Já foram lançados Barbosa Lima Sobrinho – cidadão do Brasil, Tancredo Neves – mensageiro da liberdade e Ziraldo – o eterno Menino Maluquinho.

Darcy Ribeiro – o guerreiro sonhador foi dirigido por Fernando Barbosa Lima e co-produzido pela Fundar. É narrado pela atriz Cássia Kiss e tem a participação da atriz Eunice Baía, que viveu a índia Tainá no cinema.

A primeira parte é a mais rica e extensa do documentário. Em quase uma hora são contados em detalhes todos os passos da vida de Darcy, pontuados por grandes depoimentos do próprio homenageado: a infância em Montes Claros; a tentativa de suicídio em Belo Horizonte (por não conseguir passar no vestibular para Medicina); a convivência com os índios e toda a contribuição de Darcy para a difusão da cultura indígena.

continua após a publicidade

Os destaques do DVD são duas seqüências filmadas pelo próprio Darcy. Em 1947/48, ele retratou os índios urubus kadiuéu, tribo com a qual viveu durante mais de oito meses, filmando e reunindo vastíssimo material etnográfico. As cenas são narradas pelo próprio Darcy, que explica minuciosamente todo o procedimento.

Entre os que deram depoimentos ao DVD estão personalidades que conviveram bastante com Darcy e tiveram participação ativa em sua vida, como Oscar Niemeyer, Leonel Brizola, Sérgio Cabral, Eric Nepomuceno, Cristovam Buarque, Waldir Pires, Ziraldo, Nélida Piñon, Tatiana Memória, Claudia Zarvos e Vivaldo Barbosa, entre outros.

continua após a publicidade

Atual presidente da Fundar, o acadêmico Alberto Venâncio vê no documentário uma oportunidade de levar aos mais jovens o legado de Darcy Ribeiro. ?Infelizmente vivemos em um país sem memória. Darcy é praticamente um desconhecido para as novas gerações. É importante divulgar sua obra?, afirma.

O diretor Fernando Barbosa Lima tem uma grande admiração por Darcy. ?Sua vida foi fantástica. Como educador foi, sem dúvida, o mais importante do Brasil. Grande nacionalista, lutou a vida inteira pelo nosso povo e por um país independente. Um Brasil mais brasileiro?, declara.

A partir do próximo sábado o documentário estará disponível para venda na Livraria Cultura: www.livrariacultura.com.br.