Vinte e seis anos de carreira artística e uma qualificada variedade de pinturas faz da artista plástica paranaense Doralice Zanetti uma pintora particular. Particularidade que quem observa uma tela em branco e transforma idéia em arte, ou aos que se contentam em apreciar uma pintura, está à disposição em Singular, livro de arte que Doralice lançou em noite de autógrafos, anteontem (28), na Noris Espaço de Arte. A galeria ainda recebe uma exposição da artista com 40 obras provenientes de sua técnica de ferro quente sobre tela.
Com curadoria e texto de apresentação de Suzana Lobo, mostra e livro resumem as fases percorridas por Doralice no método original que marca seu trabalho. Desenvolvida naturalmente, a técnica do ferro quente surgiu inspirada na impressão sobre papel. ?Utilizo o ferro quente que faz impressões sobre a tela, onde desenvolvo a arte??, explica a pintora. A vontade em produzir um livro com obras criadas nesse processo partiu da relação de impressão. Aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Singular reúne 84 obras criadas a partir de 1990.
Segundo Doralice, seu processo criativo é espontâneo e a pintura surge após concentrar-se na tela em branco e viajar sobre temas. Abstrata, sua obra nasce e demonstra a mistura da expressão com a emoção. ?Acho que o artista deve ser versátil e expressar aquilo que ele é. Geralmente quando as minhas obras nascem elas se encadeiam, e acabo fazendo várias obras simultaneamente?, conta.
A artista revela que é comum trabalhar em mais de uma obra em paralelo, pois em muitas vezes existe o anseio de criar traços maiores ou menores, que revelam o que seu irracional quer transmitir. Branca, Negra, Vermelha e Pérola, titulam as fases de Singular, tanto no livro quanto na exposição. Como as séries são monocromáticas, cada fase foi criada com a cor do fundo, com os elementos sendo desenvolvidos a partir dela. ?É uma técnica espontânea, pós-moderna. É por isso que gosto da contemporaneidade e do abstrato que dá liberdade criativa??, conta.
Serviço:
Exposição Singular da artista plástica Doralice Zanetti aberta ao público de segunda a senta-feira, das 13h às 19h, e sábados, das 10h às 13h, na Noris Espaço de Arte (Al. Princesa Isabel, 899). A exposição permanece aberta até o dia 20 de dezembro. Mais informações pelo telefone (41) 3225-4963.