A reprise de Maria do Bairro, com Thalia, vence diariamente Deus nos Acuda. |
Normalmente, os índices de audiência dos programas de tevê não reservam grandes novidades. Com um "ranking" já consolidado, em que a Globo se mantém praticamente o tempo todo na liderança e o SBT em segundo lugar, os números podem até variar, mas o panorama permanece, na grande maioria dos casos, o mesmo. Resta acompanhar as novidades na disputa pelo terceiro lugar que travam Record, Band e Rede TV!. Ou, então, aguardar a ocorrência de "fenômenos" que, vez por outra, surpreendem as emissoras. Atualmente no ar, Bom Dia & Cia, Pânico na TV, A Escrava Isaura e Maria do Bairro são alguns exemplos de programas que promovem ou ameaçam uma verdadeira dança das cadeiras na lista das mais assistidas.
A novidade mais recente foi fruto de uma jogada isolada do SBT, que programou o "arrasa-quarteirão" Harry Potter e a Pedra Filosofal para as 20h30 do domingo, dia 5. Aparentemente arriscada, a estratégia de bater de frente com o Fantástico, da Globo, acabou rendendo excelentes resultados. Para começar, assustou a concorrente, que adiantou em 15 minutos o início de sua revista semanal. Em vão. Mesmo com a estréia de quadros novos, como Sitcom.br, Novos Velhos e a volta do Retrato Falado, o dominical chegou a ficar seis pontos atrás das aventuras do bruxinho, que renderam média de 29 pontos ao SBT. A emissora não perdeu tempo e já anunciou um pacote de "pesos-pesados" para 2005: Harry Potter e a Câmara Secreta, Senhor dos Anéis – As Duas Torres e A Sociedade do Anel, 007 – Um Novo Dia Para Morrer e Jackass.
Dores de cabeça
Mas o SBT tem dado dores de cabeça mais constantes à habitual líder de audiência. Uma delas começa logo de manhã, quando o infantil Bom Dia & Cia bate repetidas vezes o Xuxa no Mundo da Imaginação, com diferenças que variam de um a três pontos no Ibope. E não há mudança no programa da "rainha dos baixinhos" que consiga reverter a situação. A sessão Vale a Pena Ver de Novo é outra que vem sofrendo sucessivas derrotas desde que a emissora de Sílvio Santos colocou no ar a reprise de Maria do Bairro, protagonizada pela cantora mexicana Thalia. A novela, que já foi vendida para 180 países, vence diariamente Deus Nos Acuda, com média de 14 pontos, contra cerca de 10 da concorrente. Antes disso, deixou para trás também a dramática Terra Nostra, num embate curioso. E a novela da Globo mais vendida ao exterior são 120 países.
Reincidente
Não é a primeira vez que uma mexicana abala a audiência das tramas da Globo. Em 1991, a situação foi bem pior. A então novela das oito, O Dono do Mundo, de Gilberto Braga, teve de sofrer várias alterações para enfrentar a concorrência de Carrossel, história passada em um colégio primário. Já o orfanato de Chiquititas não está dando conta do recado de retomar para o SBT o segundo lugar no horário em que a Record exibe A Escrava Isaura. A boa repercussão da trama, dirigida por Herval Rossano, fez o SBT ressuscitar sua co-produção com a argentina Telefé, que fez enorme sucesso quando exibida pela primeira vez. Mas a história da escrava branca continua rendendo a vice-liderança à Record, que tem vencido a emissora de Sílvio Santos com médias de 12 pontos, contra oito. E, no que depender da Record, o "sufoco" vai demorar a passar. A emissora já decidiu esticar A Escrava Isaura por mais 20 capítulos, além de estar decidida a manter o horário para a exibição de tramas de época.