O Domingo no Câmpus, série de concertos de música erudita promovida pelo UnicenP – Centro Universitário Positivo, recebe hoje o Quarteto de Clarinetas Clarino, formado pelos músicos radicados em Curitiba André Ehrlich, Jacson Vieira, Sérgio Albach e Maurício Carneiro. No programa, peças para clarinetas de compositores diversos: Paul Harvey, Carmo Bartoloni, Heitor Villa-Lobos, Jaime Zenamon e Pierre Max Dubois. A temporada de 2007 do Domingo no Câmpus celebra as obras-primas da música de câmara. O concerto acontece às 11h, no Teatro UnicenP (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido).
Embora a formação camerística de instrumentos de uma mesma família seja de uma tradição que remete ao século 17 – instrumentos de sopro eram comumente usados na corte em ocasiões festivas e religiosas, o quarteto de clarinetas só conquistou identidade própria após o modernismo. Por conta disso, as peças apresentadas neste concerto foram todas compostas no século 20. O repertório traz, além de um choro e uma bachiana de Villa-Lobos, obras dos brasileiros contemporâneos Carmo Bartoloni, Segmentos sonoros sobrepostos, e do curitibano Jaime Zenamon, Quasímodo. Outros compositores homenageados são o inglês Paul Harvey e o francês Pierre Max Dubois, ambos conhecidos por suas obras para instrumentos de sopro.
A família das clarinetas possui um grande número de instrumentos de diferentes afinações e tamanhos. Por sua versatilidade tímbrica, a formação mais usual de clarinetas (três clarinetas em registro agudo e uma clarineta baixo) possibilita a execução de diversos estilos, desde o barroco ao contemporâneo, passando pelo jazz até o choro brasileiro. Criado em 1999, o Quarteto Clarino é composto por músicos de diferentes formações. Trata-se do primeiro quarteto de clarinetas da cidade. (41) 3317-3283.