Todo o encanto e fantasia de Dom Quixote, considerada a melhor obra de ficção de todos os tempos por críticos do mundo todo, será apresentada ao público infantil no 15.º Festival de Teatro de Curitiba. A grande diferença de outras adaptações da obra para teatro é a forma de contar a história, que vai mesclar bonecos, música e muitos adereços cênicos para apresentar às crianças a sátira aos heróis cavaleiros andantes, escrita no século XVII.

continua após a publicidade

A peça infantil Era uma vez Dom Quixote de la Mancha que lê conto, adaptação da obra de Miguel de Cervantes, foi baseada na dramaturgia da contação de histórias. As atrizes Laura Telles e Viviane Netto utilizam os recursos cênicos para trazer para a realidade infantil a magia e a poética do homem visionário que lutava contra moinhos de vento e que se apaixonara por Dulcinéia.

Para o diretor do espetáculo, Lúcio Mauro Filho, a peça tem o grande desafio de mostrar ao público infantil uma obra que fala de loucura e reflexão. A busca por novas narrativas fascinantes e empolgantes que – contadas com a ajuda de figurino cênico, instrumentos musicais e a encenação teatral – trouxessem para a criança o questionamento do que a leitura pode lhes trazer de bom, foi o objetivo principal do projeto. A criatividade foi o grande destaque do cenário criado pelo cenógrafo Denis Netto. Confeccionado em tecido e tintura, estão nele retratados os desenhos e pinturas dos personagens e locais por onde se passa a história. Além de um baú que se transforma em poltrona, de onde os personagens em bonecos vão sendo retirados.

Serviço: Peça Era uma vez Dom Quixote de la Mancha que lê conto, no Teatro Marina Machado (Rua Amintas de Barros, 549), dias 18, às 11h, 19 e 25, às 14h, e dia 26 de março, às 11h. Ingressos a R$ 10,00 e R$ 5,00. Mais informações pelo telefone (41) 3264 8260.

continua após a publicidade