continua após a publicidade

A programação de filmes da semana é composta por poucas, mas boas opções. O único problema é que, se o telespectador quiser assistir a filmes como Perfume de mulher, de Martin Brest, ou Encurralado, de Steven Spielberg, vai ter de ficar acordado até mais tarde. O horário é ingrato, é verdade, mas nada que o bom e velho videocassete não resolva.

Hoje, a Globo reprisa Perfume de mulher, drama que conferiu o Oscar de Melhor Ator para Al Pacino após seis indicações. No filme, o ator interpreta um coronel cego e irritadiço que sonha em passar um final de semana inesquecível em Nova Iorque. Lá, ele pretende, entre outras peripécias, jantar num restaurante grã-fino e dirigir uma possante Ferrari. Mas o militar só realiza seu sonho com a ajuda de um jovem estudante, vivido por Chris O?Donnell. O filme, na verdade, é uma adaptação de Profumo di donna, filme italiano de 1975, dirigido por Dino Riso e estrelado por Vittorio Gassman. Não por acaso, graças a uma tocante caracterização como deficiente visual, Gassman também angariou o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes e o Globo de Ouro no mesmo ano. A única diferença é que, na versão norte-americana, o roteirista Bo Goldman transformou o fatalismo amargo do original italiano num longo e acadêmico discurso moral.

Já na madrugada de terça para quarta, outra boa opção da Globo é o filme Encurralado, um autêntico clássico do gênero "road-movie" dirigido em 1971 pelo então estreante Steven Spielberg. Baseado em um roteiro originalíssimo de Richard Matheson, o filme narra a história de um caixeiro-viajante, interpretado por Dennis Weaver, que dirige seu carro através de uma estrada deserta do interior norte-americano. Lá pelas tantas, sem nenhuma razão aparente, ele passa a ser perseguido por implacável caminhão-tanque. Telefilme exibido nos cinemas, logo tornou Spielberg internacionalmente conhecido e lançou estilo que foi copiado à exaustão.

continua após a publicidade

Hoje

Silve-rado

continua após a publicidade

(Band, 20h15) Silverado, de Lawrence Kasdan. Com Kevin Kline, Scott Glenn e Kevin Costner. EUA, cor, 1985, 133 min. Faroeste. Quatro pistoleiros chegam a Silverado, cidade do Velho Oeste dominada por um xerife corrupto. Esse acontecimento vai mudar seus destinos e a história dos moradores da cidade.

Batalha de honra

(SBT, 22h30) Twin warriors, de Yuen Woo Ping. Com Jet Li, Michele Yeoh e Chin Siu Ho. China, cor, 1994, 121 min. Aventura. Jun Bo e seu amigo Chin Bo cresceram juntos e se formaram no templo Shao Lin. Os dois se transformaram em excepcionais lutadores, mas, por indisciplina, acabaram tendo de fugir. Fora do templo, eles se deparam com as dificuldades financeiras e descobrem que o governo era ganancioso e explorava a população, usando até de violência para arrecadar mais impostos e taxas.

Perfume de mulher

(Globo, 1h50) Scent of a woman, de Martin Brest. Com Al Pacino, Chris O?Donnell e Gabrielle Anwar. EUA, cor, 1992, 96 min. Drama. Militar cego realiza antigo sonho de passar um fim de semana nova-iorquino em grande estilo. Para acompanhá-lo, ele contrata jovem estudante.

Amanhã

Meu primeiro amor

(Globo, 15h40) My Girl, de Howard Zieff. Com Macaulay Culkin, Dan Aykroyd e Jamie Lee Curtis. EUA, cor, 1991, 95 min. Romance. Menina de 11 anos, hipocondríaca e carente de atenção, vive com o pai, agente funerário viúvo. Durante o verão, ela vive a experiência do primeiro namoro e do primeiro passo rumo à maturidade.

Histeria

(Globo, 22h10) Shriek If you know what i did last friday…, de John Blanchard. Com Tiffani-Amber Thiessen, Shirley Jones e Julie Benz. EUA, cor, 2000, 113 min. Comédia. Uma sátira bem-humorada aos filmes de terror. Uma bela repórter une-se a um policial meio abobalhado para perseguir criminoso que ronda as escolas.

Terça

Billy Madison – Um herdeiro bobalhão

(Globo, 15h50) Billy Madison, de Tamra Davis. Com Adam Sandler, Darren McGavin e Bridgette Wilson. EUA, cor, 1995, 96 min. Comédia. Milionário e avesso aos estudos, Billy é um tremendo desocupado que vive numa eterna farra. Tudo muda quando seu pai lhe informa que pretende passar o controle de suas empresas para o vice-presidente, a não ser que Billy volte a estudar e se forme em 24 semanas.

Encurralado

(Globo, 4h05) Duel, de Steven Spielberg. Com Dennis Weaver, Tim Herbert e Charles Peel. EUA, cor, 1971, 112 min. Suspense. Homem comum de classe média, enquanto dirigia seu carro por estrada deserta no interior norte-americano, se envolve em um jogo perigoso com um caminhoneiro que tenta empurrá-lo para fora da estrada.

Quarta

A magia das fadas

(Globo, 15h50) The fairy king of air, de Paul Matthews. Com Malcolm McDowell, Corbin Bernsen e Glynis Barber. EUA, cor, 1998, 98 min. Aventura. Casal de irmãos herda da avó uma mina de ouro e descobre que existem fadas prisioneiras na escuridão dos túneis. Eles tentam libertá-las antes que elas morram. Em troca, os dois têm esperança de que as criaturas mágicas possam salvar seu pai, que sofre de doença grave.

Quinta

Bingo esperto para cachorro

(Globo, 15h50) Bingo, de Matthew Robbins. Com Cindy Williams, David Rasche e Robert J. Steinmiller Jr. EUA, cor, 1991, 90 min. Comédia. Garoto se afeiçoa a Bingo, cachorro esperto e inteligente que lhe salvou a vida, mas é obrigado a se separar dele, já que seus pais não permitem animais em casa. Depois de muitas aventuras, Bingo irá encontrar um jeito de se juntar ao seu novo dono.

Sexta

O retorno da família Addams

(Globo, 15h50) Addams family reunion, de Dave Payne e Bruce McCarthy. Com Daryl Hannah, Kevin McCarthy e Ed Begley Jr. EUA, cor, 1998, 98 min. Comédia. Convidados para uma reunião de família, Mortícia e Gomez ficam ansiosos com a oportunidade de trocar histórias de terror com parentes distantes. A família viaja para a reunião sem saber que foi convidada através de um desastroso erro de computador.

Sábado

Lua-de-mel no Havaí

(SBT, 14 h) Parent trap hawaiian honeymoon, de Mollie Miller. Com Hayley Mills, John M. Jackson e Leanna Creel. EUA, cor, 1989, 91 min. Aventura. Susan e Jeff se casam e vão passar a lua-de-mel na Austrália. Jeff herda um hotel no Havaí e resolve levar Susan e suas três filhas para lá. Ao chegarem, descobrem que o hotel está podre e que a melhor alternativa seria vendê-lo, mas com a condição de o comprador não o demolir. Enquanto Susan tenta se desfazer de um comprador muito "suspeito", as meninas aprontam muitas confusões com dois rapazes.

Tempo de ser livre

(SBT, 16 h) Love song, de Julie Dash. Com Monica Arnold, Essence Atkins e Teck Holmes. EUA, cor, 1997, 106 min. Romance. Camille é uma estudante de Medicina de família negra rica que está prestes a se casar com um "mauricinho". Ela acaba se envolvendo com um branco, que toca blues. Ele mostra um mundo diferente e a incentiva a soltar sua linda voz e cantar. Eles se apaixonam. Mas Camille se preocupa com a felicidade de sua família e terá de decidir entre ser feliz ou fazê-los felizes.

Não somos anjos

(SBT, 23h30) We are no angels, de Neil Jordan. Com Robert De Niro, Demi Moore e Sean Penn. EUA, cor, 1989, 94 min. Comédia. Dois detentos, Ned e Jim, são obrigados a fugir da prisão durante a execução de um de seus colegas. Eles vão parar numa cidadezinha, onde esperam por dois padres desaparecidos. Assim, assumem suas identidades e tentam se esconder da polícia.