Dois filmes nacionais estreiam neste fim de semana nos cinemas: o polêmico Do começo ao fim, do diretor Aluizio Abranches, e a comédia Embarque imediato, de Allan Fiterman.
Os tabus do incesto e a homossexualidade são o ponto de partida em Do começo ao fim, numa relação atípica de amor entre dois irmãos, Thomás e Francisco, filhos da mesma mãe, a médica Julieta (interpretada por Julia Lemmertz) e dois pais diferentes.
Logo na primeira cena o filme revela suas intenções: sentado em um banco da maternidade, Francisco, garoto de seis anos, é conduzido por uma enfermeira até o berçário onde, através de um vidro, vislumbra pela primeira vez o irmão Thomás.
Até então, o bebê mantinha os olhos fechados e só os abre para encarar Francisco, que vai marcar o resto de sua vida. “O filme conta a história de um amor incondicional como uma possibilidade, como um contraponto para um mundo cheio de violência, medo e intolerância”, afirmou o diretor do filme.
Enquanto Do começo ao fim inova e deve provocar reações sobre a temática abordada, a comédia Embarque imediato não convence. Parece um verdadeiro samba do crioulo doido e é fraco mesmo nas cenas que deveriam ser engraçadas.
O mote também é batido: um jovem garçom de aeroporto, Wagner (Jonathan Haagensen) decide imigrar ilegalmente para Nova Iorque, mas sua primeira tentativa é frustrada ao ser impedido por Justina (Marília Pêra), a supervisora do aeroporto.
Mesmo mantendo relacionamentos com outras pessoas, Wagner e Justina se aproximam e acabam se envolvendo. Assim, ela vai tentar ajudar o jovem a conseguir o dinheiro para a viagem dos sonhos dele para Nova Iorque, ao propor treiná-lo para um concurso musical, cujo vencedor recebe uma grande quantia em dinheiro.
Direção
O diretor Aluizio Abranches é também o roteirista e produtor do filme, junto com Fernando Libonati e Marco Nanini. Antes de Embarque imediato, Abranches lançou, em 2002, As três Marias, que estreou no Festival de Berlim, estrelado por Marieta Severo, Julia Lemmertz e Maria Luisa Mendonça.
Sua estreia em longa-metragem ocorreu com Um copo de cólera, em 1999, baseado na obra do escritor Raduan Nassar. Com Julia Lemmertz e Alexandre Borges, o filme também estreou no Festival de Berlim e conquistou público internacional, permanecendo um ano em cartaz na Itália.
Luiza Lemmertz/ Divulgação |
---|
Filme Embarque imediato, com Marília Pêra: história batida e piadas sem graça. |