Curta sobre a poetisa concorre na categoria filme 16mm. |
?Helena?, documentário de Ademir Silva, produzido em Curitiba com incentivo total do Grupo Educacional Dom Bosco, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, concorre no Festival Internacional de Cinema de Belo Horizonte, na categoria filme 16 milímetros. A exibição do curta-metragem com os últimos depoimentos em filme, da poetisa paranaense Helena Kolody é nessa quinta-feira (29/07), às 20 horas, no Cine Humberto Mauro, em Belo Horizonte. A produção também foi selecionada para o Festival de Gramado ? Cinema Brasileiro e Latino, na categoria filme 16 mm. A 32ª edição do Festival de Gramado, acontece de 16 a 21 de agosto. Helena Kolody morreu, aos 91 anos, no dia 15 de fevereiro deste ano.
O curta-metragem tem 20 minutos de duração e foi produzido no ano passado pelo diretor Ademir Silva, que registrou depoimentos da poetisa Helena Kolody, na época, já bastante doente. As entrevistas com a poetisa foram feitas na casa dela, no centro de Curitiba, no período de fevereiro a junho de 2003, e resgatam a história de vida de uma mulher brilhante, cuja trajetória foi marcada pela dedicação ao trabalho de professora e à poesia. Ademir Silva explica que, ?optei pelo documentário sem muitas pretensões, tentando mostrar um pouco de como era Helena Kolody e também a influência dela na cidade. Ouvimos pessoas comuns nas ruas, as ex-alunas dela, Cloris Justen e Icléia Rodrigues, e também incluímos no filme alguns poemas de Kolody, interpretados pelas atrizes Simone Hidalgo e Patrícia Ramos. Meu objetivo era o de registrar, para a história de Curitiba, a visão de Helena Kolody sobre as coisas simples da vida?, diz o diretor.
Incentivo cultural
Para a produção do documentário ?Helena?, o diretor Ademir Silva recebeu R$ 78 mil do Grupo Educacional Dom Bosco, recurso disponibilizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. ?O Dom Bosco foi o incentivador principal do nosso projeto. Sem esse investimento, dificilmente teríamos conseguido realizar o documentário, certamente, um dos últimos registros da poetisa em vida?, afirma Silva.
O diretor acredita que a indicação do curta-metragem para os festivais de Belo Horizonte e Gramado dá visibilidade ao projeto e incentivo para futuras produções. O documentário ?Helena? foi selecionado entre 450 filmes enviados ao Festival de Belo Horizonte. ?Só isso já considero uma vitória. Creio que temos boas chances de ganhar na categoria 16mm e, também, no Festival de Gramado. Meus planos em relação ao filme, é participar de outros festivais no Brasil e no exterior. Se houver chance, vou exibir ?Helena? onde for possível?, destaca Ademir Silva.